Descrição de chapéu Obituário Ed Asner (1929 - 2021)

Ed Asner, voz do velhinho da animação 'Up: Altas Aventuras', morre aos 91

Ator americano vencedor de sete prêmios Emmy ficou conhecido pela série 'The Mary Tyler Moore Show'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator americano Ed Asner morreu aos 91 anos neste domingo, dia 29. Ele ficou conhecido ao fazer a voz original ao simpático e rabugento personagem principal da animação da Pixar "Up - Altas Aventuras", vencedora de duas estatuetas do Oscar. Ele também ficou conhecido por interpretar Lou Grant nas séries "The Mary Tyler Moore Show" e "Lou Grant".

A informação foi confirmada pela família do ator na conta oficial dele no Twitter. "Lamentamos dizer que nosso amado patriarca faleceu nesta manhã pacificamente", diz o texto. "Boa noite papai, nós te amamos."

Asner colecionou sete prêmios Emmy. A série "The Mary Tyler Moore Show", exibida de 1970 a 1977, rendeu a ele três troféus de melhor ator coadjuvante. Quando o seriado foi encerrado, ele retornou ao papel que fazia na produção, Lou Grant, na atração que leva o nome do personagem.

Centrado no dia a dia de um jornal, o seriado deu a Asner mais dois prêmios Emmy de melhor ator. Outros dois prêmios, para completar a lista, foram pela sua participação nas minisséries "Rich Man, Poor Man", de 1976, e "Raízes", de 1977.

O ator também tinha destaque na dublagem de animações. Além de dublar o Sr. Fredericksen em "Up" em 2009, ele trabalhou com voz em séries como "Capitão Planeta", de 1990, "Batman", de 1992, e "The Boondocks", de 2005.

Recentemente, Asner apareceu em "Grace & Frankie" e "Cobra Kai", ambas produções da Netflix, e dublou ainda "American Dad!".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.