Fundação Palmares abre concurso para criação de logo sem o machado de Xangô

Novo símbolo deverá remeter 'única e exclusivamente à nação brasileira', segundo edital publicado nesta terça (17)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

A Fundação Cultural Palmares abriu na manhã desta terça-feira (17) um concurso para substituir a logomarca da instituição, hoje estampada pelo machado de Xangô. A instituição busca um símbolo “que remeta única e exclusivamente à nação brasileira”, conforme descreve o edital.

Sob a justificativa de o Estado ser laico, o presidente da fundação, Sérgio Camargo, já havia sinalizado desagrado com a presença do orixá, oriundo do candomblé, na arte. “O logotipo da Palmares sempre me desagradou, mas eu achava que era uma palmeira estilizada. Santa ingenuidade!”, afirmou no Twitter em maio.

logomarca da fundação cultural palmares
Atual logomarca da Fundação Cultural Palmares, com o símbolo do machado de Xangô, do candomblé - Divulgação

A abertura do edital, que premiará a melhor criação com R$ 20 mil, foi publicada no Diário Oficial da União. Qualquer cidadão brasileiro maior de 18 anos e residente no Brasil poderá se inscrever no concurso, que será julgado por uma comissão formada por cinco servidores e presidida por Camargo. O resultado será divulgado em 7 de dezembro.

Desde que assumiu o comando da fundação, Camargo trava uma cruzada ideológica. Em junho, ele anunciou o expurgo de livros do acervo da instituição considerados esquerdistas ou imorais, de autores como Marx, Engels e Lênin. Segundo ele, nenhum livro seria descartado, mas doado.

A nova logomarca, que não poderá conter qualquer indicação de autoria como nomes e assinaturas, será utilizada em peças de comunicação como outdoors, banners e cartazes, além das redes sociais da entidade.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.