Descrição de chapéu quadrinhos

Marvel rompe com ilustrador brasileiro após obra sua pró-Bolsonaro ressurgir

Ilustração de 2017 mostra cavaleiro com armadura reluzente esmagando figuras políticas como Lula e Dilma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Marvel Comics anunciou que não trabalhará mais com o quadrinista Joe Bennett, conhecido por suas ilustrações nas HQs do "O Imortal Hulk". A informação foi confirmada ao portal Newsarama, especializado em quadrinhos, por um porta-voz da empresa.

Joe Bennett é o pseudônimo do desenhista brasileiro Benedito José Nascimento, que trabalha para a editora desde 1994.

Embora a Marvel não tenha informado o motivo do desligamento, a decisão foi anunciada logo após um parceiro de Bennett em "O Imortal Hulk", o roteirista Al Ewing, ter afirmado no Twitter que não trabalharia mais com ele.

O motivo da ruptura, segundo Ewing, foi uma imagem desenhada por Bennett em 2017 que voltou a circular agora. A ilustração retrata um cavaleiro armado que ergue a sua espada dourada para degolar figuras políticas como Lula, Dilma e Michel Temer, o último caracterizado como Drácula.

A imagem foi publicada com a legenda "Força meu capitão! O Brasil precisa de ti!", dando a entender que o tal cavaleiro seria Bolsonaro, segundo o quadrinista.

quadrinho mostrando um cavaleiro esmagando figuras políticas como lula, dilma e michel temer
Desenho que o quadrinista brasileiro Joe Bennett publicou nas suas redes sociais em 2017 retratando um cavaleiro que esmaga seus inimigos. Ele chama o cavaleiro de 'meu capitão', o que poderia indicar uma referência a Bolsonaro - Reprodução

No fio, Ewing critica o fato de que as figuras destruídas pelo cavaleiro são retratadas como vermes que estão sendo exterminados. "Assumo que estes são inimigos políticos, de alguma forma [...] Mesmo que esse não seja mais o caso, o fato de que isso foi desenhado, assinado e exibido tão orgulhosamente por Joe fala muito."

No fio, Ewing ainda fez referência às ilustrações da 43ª edição de "O Imortal Hulk", publicada este ano e acusada de antissemitismo.

quadrinho mostrando um cavaleiro esmagando figuras políticas como lula, dilma e michel temer
Desenho feito por Joe Bennett para a HQ 'O Incrível Hulk' e depois modificado pela Marvel. Na vitrine, lê’se 'Cronemberg Jewery' junto a uma estrela de Davi; segundo críticos, o uso de ' jewery' em vez de 'jewelry', o termo correto para joalheria em inglês, faria menção a 'jews', judeus no idioma - Reprodução

Referindo-se ao episódio, ele afirmou: "Esta não foi a primeira vez que tive ciência de um problema com o Joe. Tenho falado disso nos bastidores, mas isso não conforta as pessoas que são as vítimas dessa propaganda brutal."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.