Descrição de chapéu Cinema Televisão

Streaming Telecine Play vai acabar e acervo será incorporado ao Globoplay

Empresa por trás do serviço, Globo dá novo passo para fazer frente às plataformas de sob demanda agora no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Globo anunciou, nesta quarta, que vai encerrar o serviço de streaming Telecine Play, versão sob demanda dos canais homônimos administrados pela empresa na TV fechada. A ideia é migrar a biblioteca de filmes do serviço para o Globoplay.

A empresa não anunciou quando e de que forma, exatamente, o Telecine será incorporado ao Globoplay, mas avisa que isso deve ocorrer até o fim do ano.

Segundo comunicado enviado à imprensa, haverá uma área destinada à marca dentro da plataforma de streaming, com um novo tipo de assinatura para quem quer consumir apenas os conteúdos do Telecine. Detalhes sobre valores e modalidades de assinatura ainda não foram divulgados.​

"O fã de cinema ganha um novo espaço do Telecine, mas agora com acesso a uma série de outras possibilidades. Uma grande novidade será o acesso aos nossos seis canais ao vivo, que continuarão a ser ofertados pelo Globoplay", diz Eldes Mattiuzzo, CEO do Telecine, em nota.

"O Telecine conhece o fã de cinema como ninguém, são 25 anos de televisão que nos tornaram um hub referência em cinema a partir da curadoria de uma equipe que batizamos de time de cinéfilos, especialistas formados em casa que seguirão dedicados à nossa programação, olhando para o negócio e distribuição de conteúdo de forma unificada."

Hoje, o Telecine Play concentra um dos principais acervos de filmes do país, com muitos títulos de décadas, diretores e origens pouco contemplados pela concorrência. É lá também onde estão muitas produções nacionais.

A decisão acontece em meio ao crescimento do mercado de streaming, com o desembarque recente de plataformas de gigantes como a WarnerMedia e a Disney no Brasil. A intenção de turbinar o Globoplay —hoje associado muito mais a novelas e séries— com longas-metragens pode ser vista como mais um passo para fazer frente à concorrência, em especial à onipresente Netflix.

Os canais Telecine na TV fechada —Premium, Action, Touch, Fun, Pipoca e Cult— continuarão funcionando normalmente, e serão disponibilizados também no Globoplay.

Ainda diante da batalha de plataformas de streaming no país, o Globoplay foi anunciado como um dos novos patrocinadores do Cine Marquise, cinema paulistano localizado no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, que passou pelas mãos de diversos patrocinadores e correu risco de fechar nos últimos anos.

As duas salas do complexo cederam seus "naming rights" —os direitos sobre o nome— ao serviço da Globo, e passarão a ser chamadas de Sala Globoplay 1 e Sala Globoplay 2. A reinauguração do espaço deve acontecer na segunda quinzena deste mês.

O patrocínio vem na esteira de longos debates sobre o futuro das salas de cinema, ameaçadas pelo sucesso dos serviços de conteúdo sob demanda e, agora, também pelos efeitos da pandemia de Covid-19.

“A parceria com o Cine Marquise reforça o nosso compromisso com a produção audiovisual. Nada mais adequado ao Globoplay, uma plataforma que apoia, valoriza e incentiva a cultura nacional. A nossa relação com o cinema é marcada por um portfólio extenso e diversificado que fomenta o mercado da sétima arte e agora teremos nosso nome em duas salas de cinema em um ponto importante de São Paulo, oferecendo ao público o que há de melhor em sistema de projeção e imagem”, disse Tiago Lessa, responsável pelo marketing dos seviços digitais da Globo, em comunicado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.