Descrição de chapéu
Cinema Maratona

'Harry Potter: De Volta a Hogwarts' esconde J.K. Rowling, mas comove

Especial de 20 anos que reúne elenco dos filmes tem pouco a acrescentar para quem já conhece bem a saga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Harry Potter: De Volta a Hogwarts

  • Onde Disponível no HBO Max
  • Classificação 10 anos
  • Elenco Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Helena Bonham Carter, Ralph Fiennes, Gary Oldman
  • Produção Reino Unido/EUA, 2021
  • Direção Eran Creevy, Joe Pearlman e Giorgio Testi

Quando foi anunciado, "Harry Potter: De Volta a Hogwarts" gerou comoção nas redes sociais. Falamos, afinal, não apenas da reunião do elenco de uma das maiores franquias da cultura pop, mas do reencontro de gente que passou infância, adolescência e o início da vida adulta diante dos olhos curiosos do mundo. Personagens e atores acabaram crescendo ao mesmo tempo em que seu público-alvo também crescia.

Para muitos fãs, é como se nós, os espectadores, também recebêssemos um convite para reencontrar velhos amigos para pôr a conversa em dia após 20 anos do primeiro filme da saga, "Harry Potter e a Pedra Filosofal". E é justamente aí que está o brilho do especial que chega neste início de ano à HBO Max. Ele faz de tudo para envolver o público, torná-lo parte da comemoração.

Especial da HBO Max reúne elenco de Harry Potter para comemorar os 20 anos da franquia nos cinemas
Especial da HBO Max reúne elenco de Harry Potter para comemorar os 20 anos da franquia nos cinemas - HBO Max/Divulgação

Com quase duas horas de duração, "Harry Potter: De Volta a Hogwarts" foi gravado no que hoje é o Warner Bros. Studio Tour London, que serviu de estúdio para os oito filmes da franquia britânica. Como o local atrai turistas que querem ver figurinos, objetos de cena e cenários completos usados nas filmagens, temos a chance de ver mais uma vez o elenco nos ambientes intocados da saga.

"De Volta a Hogwarts" abre justamente com rostinhos famosos, mas um pouco mais velhos, no salão principal da escola de magia frequentada por Harry Potter e sua turma. Enquanto uma dança um tanto cafona e com jeito natalino se desenrola, Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint —os intérpretes de Potter, Hermione Granger e Ron Weasley— redescobrem o local e se abraçam, saudosos.

Também aparecem no especial outras ex-crianças —Tom Felton, Alfred Enoch, Evanna Lynch, Bonnie Wright, Matthew Lewis e os gêmeos James e Oliver Phelps. Entre os que assumiram papéis de professores, pais e vilões, estão Helena Bonham Carter, Ralph Fiennes, Gary Oldman, Robbie Coltrane e Mark Williams.

E também estão presentes todos os diretores que comandaram filmes da série, Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates.

Em meio a tanta gente, uma ausência parece quase escandalosa. É a da criadora do universo mágico, J.K. Rowling. Até porque o especial abre com uma longa introdução sobre o legado literário de "Harry Potter".

Rowling, na verdade, até se faz presente —com trechos de uma entrevista de 2019 feita para o tour pelo estúdio londrino onde a franquia foi gravada. Sua equipe achou que seria suficiente, após um convite ser enviado a ela. Mas é mais provável que a Warner Bros. tenha escolhido blindá-la ou, ao menos, tenha preferido descolar "De Volta a Hogwarts" de polêmicas.

A autora, afinal, tem sido alvo de críticas e de tentativas de cancelamento desde que embarcou numa cruzada contra os direitos da população trans, defendendo a bandeira de uma vertente feminista que ataca covardemente mulheres transexuais.

Teria sido melhor nem incluir as falas pré-gravadas de Rowling, porque sua participação anacrônica e superficial beira o ridículo. Em paralelo a isso, são pouco sutis os esforços do especial para limpar sua ficha, não poupando elogios a seu brilhantismo literário, à figura materna que foi para o trio protagonista e à sua relação próxima com os fãs.

Mas Rowling é só um detalhe num especial que tem como principal objetivo pôr seus astros frente a frente de novo, para relembrarem seus anos no set de filmagem. É um reencontro que nos permite entender o verdadeiro fenômeno que foi e ainda é "Harry Potter", o porquê de a franquia ter sido um divisor de águas no mundo cinematográfico.

É também um ótimo "fan service", como é chamada a prática de incorporar anseios do público de um determinado universo ficcional na trama para satisfazê-lo —embora, falando especificamente dos fãs de "Harry Potter", o especial não traga muita novidade. Não há muitas informações ou imagens de arquivo surpreendentes para quem acompanha com afinco este universo mágico, hiper-saturado após tantos livros, vídeos e todo tipo de conteúdo extra sendo lançado ano após ano.

Não deixa de ser comovente, no entanto, ver o elenco todo junto de novo —e fofo revisitar as imagens de arquivo de Radcliffe, Watson e Grint quando ainda davam seus primeiros passos na franquia. O ponto alto, porém, é Helena Bonham Carter, intérprete de Belatriz Lestrange e a única que parece estar ali para realmente se divertir, sem ligar para formalidades ou para as câmeras.

"Harry Potter: De Volta a Hogwarts" é como um presente de fim de ano para os fãs da saga do bruxinho, muito bem produzido, e que ainda presta uma bonita homenagem aos membros do elenco que morreram, como Helen McCrory, em abril, ou Alan Rickman, há cinco anos.

Só é uma pena que se prenda tanto ao passado, sem apontar muito para o futuro daqueles personagens e daquele universo. Falamos, afinal, de uma franquia bilionária, mas que hoje está envolta em polêmicas e certo ceticismo em relação ao seu potencial de bilheteria. Essa parte da história, pelo jeito, nós teremos que esperar para ver.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.