Descrição de chapéu Cinema Festival de Veneza

Iñárritu volta ao México com 'Bardo' no Festival de Veneza após ser queridinho do Oscar

Cineasta preenche três horas com crise de consciência de jornalista que retorna ao país após fazer sucesso nos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Veneza (Itália)

Com dois troféus do Oscar de melhor direção na prateleira, o mexicano Alejandro González Iñárritu se firmou inquestionavelmente como um dos nomes mais reverenciados no primeiro escalão de Hollywood. Mas ele parece ter chegado a um ponto da carreira em que, apesar do sucesso internacional, sente falta de falar mais de perto ao seu país de origem, de questões específicas sobre o México.

Isso fica claro em seu novo projeto, "Bardo, Falsa Crónica de unas Cuantas Verdades", que o cineasta apresentou nesta quinta-feira no Festival de Veneza.

Cena do filme "Bardo", de Alejandro G. Iñárritu
Cena do filme 'Bardo', de Alejandro González Iñárritu - Divulgação

A produção da Netflix mostra Silverio Gama, um bem-sucedido jornalista e diretor de documentários mexicano que decide ir trabalhar nos Estados Unidos, com a perspectiva de ter mais liberdade na carreira. Ele retorna ao México para receber um prêmio pela sua trajetória, reencontrando não só amigos e parentes como também um povo e um país de cujos problemas ele lamenta ter se distanciado —apesar do alívio que isso também trouxe a ele.

Ou seja, de maneira levemente camuflada, é Iñárritu falando de si, de sua própria carreira de êxito abordando questões americanas, em filmes como "Birdman", de 2014, e "O Regresso", de 2015, sendo que seu país de origem está logo ali, perecendo em uma crise social e econômica gigantesca.

"Em setembro de 2001, fui morar com minha família em Los Angeles. Foi uma grande ilusão, tínhamos muitos sonhos, esse foi um evento fundamental para o filme existir", disse Iñárritu à imprensa em Veneza. O longa, para ele, é "uma reinterpretação emocional" desse episódio. "O México é mais que um país, é um estado mental para mim", disse o cineasta.

O filme tem três horas de pura expiação de culpa. Vemos Gama se lembrar de momentos da infância e interagir com familiares, amigos, antepassados e populares de sua terra natal —em imagens de registro mais realista, sobretudo em cenas de natureza onírica, fantasiosa.

Em muitas delas, o cineasta aproveita para mostrar todo o seu virtuosismo estético, com planos-sequência de difícil execução e ideias visuais espalhafatosas. Mas, entre uma cena desnecessariamente pavoneada aqui e outra acolá, em geral o filme preserva sua essência de obra de um artista em crise. No caso, não só criativa —a produção se assemelha, de certa forma, ao "Oito e Meio" de Federico Fellini— mas também de consciência diante de sua própria relevância no mundo.

É um filme bem bonito em seu espírito confessional, mais até que nos aspectos estéticos —embora Iñárritu consiga algumas sequências de fato marcantes, como quando Gama dança ao som de "Let's Dance", de David Bowie, cantada a cappella.

Mas há um excesso de cenas que apenas reiteram as mesmas ideias —o sofrimento dos mexicanos que tentam imigrar, as conflituosas relações entre México e Estados Unidos, o remorso do artista que abandonou um país e pessoas queridas em nome da profissão. Em vez de três horas, tudo poderia ter sido facilmente resolvido em uma hora e meia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.