Criador do Hmmfalemais, que prefere o anonimato, é o novo cartunista da Folha

Perfil que satiriza cenas na terapia nas redes sociais já publicou tirinhas no jornal durante a Copa do Mundo do Qatar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O criador do Hmmfalemais, perfil nas redes sociais que imagina diálogos bem humorados entre psicólogos e pacientes, passa a publicar suas tirinhas na Ilustrada em 2023, semanalmente às quartas-feiras, começando no dia 11. O material poderá ser visto na página de cartuns diários do jornal.

Mas, ao contrário dos atuais cartunistas da Ilustrada, o homem por trás da página quer manter o anonimato. "Pelo estilo do meu trabalho, é melhor ninguém saber quem cria as tirinhas", diz o responsável pela página, que se identifica apenas como um servidor público de mais ou menos 40 anos.

Charge em 4 cenas. Na cena 1, paciente diz: "muito triste viu dra". A terapeuta responde: "pois é, não é fácil. Mas a gente tem que saber aceitar as derrotas e tirar lições delas". Na cena 2, paciente questiona: "ah, é tipo qual?" Ela fala: "pô, seja lá qual for o Vinícius Júnior da sua vida, você vai tirar ele no MEIO DO SEGUNDO TEMPO de um jogo importante?" Na terceira cena, paciente afirma: "faz sentido.". A terapeuta completa: "se você tem um Neymar pra bater os pênaltis da sua vida, coloca ele pra bater de uma vez". No último quadro, a doutora continua: " às vezes a gente espera muito e acaba sendo tarde demais". Paciente rebate: "francamente, né?" A terapeuta finaliza: " os caras jogando nossa folga de terça e O MELHOR BATEDOR NÃO BATE??"
tirinha produzida pelo hmmfalemais para a copa 2022 (digital 10dez22 e impresso de 11dez22) - hmmfalemais

Com formato simples, as piadas visuais do Hmmfalemais aliam fotos de banco de imagens a textos em preto e vermelho que geram um efeito de conversa. É uma estética rústica, mas que o colunista de humor considera uma solução para quem, como ele, não sabe desenhar.

Ele define seu anonimato como "soft". Pais e amigos sabem o que ele faz, e ele diz que pode mostrar a cara algum dia.

Tanto o teor das imagens quanto o sucesso de engajamento da página, que soma 25 mil seguidores, trouxeram as tirinhas para o jornal. Durante a Copa do Mundo do Qatar, o Hmmfaleimais fez piadas com a seleção brasileira para ajudar a lidar com a derrota.

A mudança da escala em relação ao público, porém, ainda não foi digerida pelo criador do perfil. "Achei distópico meu trabalho na Folha", diz. "Meu tipo de quadrinho é muito diferente do que já foi publicado no jornal", disse, em referência à chance de poder dividir espaço com nomes que admira, como Laerte, Adão Iturrusgarai, Fernando Gonsales, Ricardo Coimbra e Fabiane Langona.

A ideia de aparecer para um público maior é desconfortável para mim", afirma. "Não é desprezível fazer isso em um Instagram que tem mais de 3 milhões de seguidores", como o deste jornal.

CENA 1 paciente: "ah eu não gosto muito dessas dancinhas de comemoração. é um desrespeito" Terapeuta: claro que um chato que nem você pensa assim né". Paciente: "vsf po". CENA 2Terapeuta: "deixa o jovem dançar, oras. fora que é uma motivação extra pro adversário. não quer dancinha? é só não tomar gol". Paciente: "mesmo assim". CENA 3 Paciente: acho que a pessoa tem que ter mais classe". Terapetura: "rapaz, voce ia ver classe se eu fizesse um gol numa copa. provavelmente eu ia sair de campo algemado". CENA 4 Paciente: "nossa, mas que vergonha pro seu país" Terapeuta: "pois pra mim vergonha é tomar gol, ser eliminado e não dar mais um dia de ponto facultativo pro seu povo".
Tirinha produzida pelo Hmmfalemais para a Copa do Mundo - Folhapress

As pressões de desenhar para tantas pessoas e cumprir prazos mudou algumas etapas da criação das piadas. Antes do convite, o cartunista usava o aplicativo Paint para justapor imagem e texto —agora, aposta em programas mais arrojados.

Outra mudança é o espaço disponível para as piadas. No Instagram, o autor, que se considera prolixo, dispunha de um limite de dez imagens para recriar os diálogos. Essa quantidade de fotos não cabe nos disputados centímetros do papel.

Apesar das diferenças entre formatos, o cartunista afirmou que a estética consagrada no Hmmfalemais norteará as piadas no novo espaço.

O autor promete tratar de diferentes temas, da cultura à política. Para criar as piadas visuais, pretende recorrer a temas recentes, o que ele disse ser um desafio, porque nunca trabalhou com esse tipo de prazo. "É arriscado, mas é o que gosto de ver no trabalho de outras pessoas."

4 cenas de uma pessoa na terapia: 1. paciente: "às vezes eu sinto que esperavam muit de mim, sabe. e aí eu envelheci e não entreguei nada. Terapeuta: ah sim, isso na psicologia a gente chama de complexo de belgica". CENA 2. paciente: "e às vezes eu sinto que nunca faço nada de bom. mas recebo boas oportunidades mesmo assim e desperdiço todas. Terapeuta: "a sindrome de catar acontece muito". CENA 3: Paciente: "só que tem vezes que eu acho que to indo muito bem, sabe. mas me rodeio de gente ruim e não consigo atingir meus objetivos." Terapeuta: "aí ja me parece um caso de transtorno de messi".  CENA 4: Paciente: ou eu sinto que sou muito boa no meu trabalho. mas mesmo assim ninguem me aprecia". Terapeuta: "ah mas aí vc deve estar sendo meio babaca ne". Paciente: vsf po Terapeuta: neymarzice classica isso
Tirinha do hmmfalemais especial para a Copa 2022 - Folhapress

No jornal, ele quer que suas tirinhas sejam um consultório onde se fala tudo, mas cujo objetivo principal é fazer o leitor rir. Ele lembra, porém, que sua única conexão com a psicologia é fazer terapia —por isso, pede a compreensão dos seus leitores psicólogos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.