Descrição de chapéu Televisão

Globo evita citar nome de Bolsonaro na posse e Huck cita 'perspectivas positivas'

Apresentadores da emissora deram sinais de otimismo com o novo governo e Paulo Vieira dominou transmissão oficial do PT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os apresentadores William Bonner e Renata Lo Prete, assim como na eleição para presidente, comandaram a transmissão da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, neste domingo, na Globo.

Em tom descontraído, a dupla disse que o céu de Brasília embelezou a cerimônia, elogiou discursos do presidente sobre desigualdade social e evitou citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal.

O tom de otimismo da transmissão no canal aberto também se repetiu no canal fechado GloboNews, em que os jornalistas comemoraram um novo momento para o trabalho da imprensa. No Domingão com Huck, Luciano Huck falou sobre o início de um novo ciclo, dizendo que tem "perspectivas positivas" para o novo governo.

Na Globo, em diversos momentos, Bonner saiu do protocolo, como quando imitou Galvão Bueno, repetindo o famoso bordão "acabou" do narrador. A frase foi dita quando o apresentador do Jornal Nacional explicava que, a partir de 2027, as posses dos presidentes eleitos não vão mais acontecer no dia 1º do ano seguinte às eleições, e sim no quinto dia do ano.

Os jornalistas William Bonner e Renata Lo Prete na Globo
William Bonner e Renata Lo Prete durante a transmissão ao vivo da posse de Lula na TV Globo - Reprodução Globo

Em outro momento, o jornalista destacou a "plasticidade das imagens históricas" de Brasília, disse que até o céu da cidade, em dia ensolarado e aberto, teria colaborado para o momento da troca de presidente. Lo Prete chamou de mesquinho o ato de Bolsonaro de sair do país e não participar da cerimônia, como é tradição, passando a faixa presidencial ao sucessor.

A dupla, aliás, não se poupou de fazer críticas ao governo que se encerrou neste sábado. Bonner chegou a desaprovar o que chamou de negacionismo, de Bolsonaro e seus aliados, usando o termo "terraplanistas".

Os apresentadores destacaram que foi importante Lula usar a frase "democracia para sempre" no primeiro discurso que o presidente fez após ser empossado. Também citaram o que chamaram de imagens fortes da fala do petista, como quando ele comparou a fila no açougue à espera de ossos com a fila para comprar carros importados.

Chamou a atenção o fato de tanto Bonner quanto Lo Prete não citarem o nome de Bolsonaro. A dupla usou expressões como "o presidente que saiu" e "o antigo ocupante do Planalto" para se referir ao ex-presidente, evitando chamar Bolsonaro pelo nome.

Simultaneamente, o comediante da Globo, e garoto-propaganda do Globoplay, Paulo Vieira, poderia ser visto no canal oficial do Partido dos Trabalhadores no YouTube. O humorista, que se engajou na campanha de Lula e já apresentou outros eventos do partido, era um dos âncoras na transmissão do evento na internet, fazendo discursos favoráveis ao atual presidente.

No GloboNews, a jornalista Júlia Dualib chegou a falar que, com o novo governo, seus colegas de profissão poderiam trabalhar mais tranquilamente. O comentário mostrou um otimismo em relação ao trato de Lula e sua equipe com a imprensa, na comparação com o governo anterior.

A jornalista Flávia Oliveira, também no canal, não conseguiu disfarçar o entusiasmo quando Lula subiu a rampa do Palácio da Alvorada ao lado de representantes do povo brasileiro. Com a ausência de Bolsonaro, eles foram os escolhidos para passar a faixa ao novo presidente.

Um dos comentários mais empolgados da Globo veio com Luciano Huck, no Domingão, atração exibida na sequência da transmissão da posse. O apresentador abriu o programa dizendo que este ano começa diferente, após "uma sequência de anos muito difíceis, dolorosos".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.