Descrição de chapéu Televisão Artes Cênicas

'Chamar de velha escrota é o maior xingamento, mas não me ofende', diz Susana Vieira

Atriz, que fez 80 anos, diz que novelas têm preconceito contra idosos e explica sua relação com a velhice

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Susana Vieira diz que, quando querem ofendê-la, os internautas a chamam de velha. A atriz, que completou 80 anos em agosto do ano passado, afirma que novelas também replicam o etarismo, como é chamado o preconceito contra idosos, e explicou sua relação com o envelhecimento em entrevista à Folha.

Retrato no teatro Vivo da atriz Susana Vieira, que fez 80 anos em 2022, e estreia a peça Shirley Valentine, no proximo dia 20, em São Paulo - Bruno Santos/Folhapress

"O xingamento mais comum neste país, independentemente de brigas partidárias, é me chamar de velha. Acham que estão me ofendendo! Velha é a mãe deles, a vó deles, a madrasta deles. Velhos somos todos. Todos ficaremos!", disse Susana.

"Quem é o jovem desgraçado que ganha um prêmio Nobel? Quem vai parar na Academia Brasileira de Letras? É o pessoal da ‘Malhação’? Não é! Me chamar de velha escrota, perguntar se esta velha não morreu, é o maior xingamento. Mas não me ofende, porque estou velha, mas não me acho velha."

Sem planos para se aposentar, a atriz diz ter ciência de que, aos 80, dificilmente será chamada para protagonizar uma novela, mas garante que isso não abala sua autoestima.

"O que acontece nas novelas brasileiras é que os protagonistas sempre têm que ser jovens. E a maioria dos jovens são inexperientes, então acaba que os melhores papéis são da gente. O casal está lá, beijando, transando, texto para caramba, mas a gente entra em duas cenas e monta o capítulo."

Susana está gravando seu próximo folhetim, "Terra Vermelha", de Walcyr Carrasco. Também está em cartaz em São Paulo, de sexta a domingo, com "Shirley Valentine", um monólogo protagonizado por uma mulher que, ao enfrentar uma crise conjugal, tem um vislumbre do que poderia estar vivendo, não fosse seu casamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.