Descrição de chapéu mostra de cinema

Ciclo de Cinema e Psicanálise faz sessão gratuita do filme 'A Acusação', de Yvan Attal

Especialistas debaterão o longa-metragem durante um evento realizado nesta terça-feira, no Museu da Imagem e do Som

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O MIS, o Museu da Imagem e do Som, exibe gratuitamente o drama "A Acusação", de 2021, do cineasta franco-israelense Yvan Attal, nesta terça-feira, às 19h, durante o Ciclo de Cinema e Psicanálise, evento realizado em parceria com a SBPSP, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, e com apoio da Folha.

Auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), onde ocorrem mostras de cinema
Auditório do Museu da Imagem e do Som, onde ocorrem mostras de cinema - Divulgação

O filme traz a história de Alexandre, filho tido como amável e responsável, que retorna a Paris para visitar os pais —uma ensaísta feminista renomada e um jornalista influente da TV francesa. Durante a viagem, o jovem conhece Mila, filha do atual marido de sua mãe, e a convida para uma festa. No dia seguinte, no entanto, a garota o denuncia por estupro e a polícia começa uma investigação.

Contrapondo as versões e os argumentos de ambos, o longa mostra a repercussão da acusação e o impacto causado pelas etapas de queixa na delegacia, de coleta de provas e do julgamento sobre todos os envolvidos.

Para discutir sobre machismo e ética nas relações amorosas e sexuais, participam desta edição Cíntia Buschinelli, psicanalista e membro da SBPSP, e Becky S. Korich, advogada, dramaturga e colunista da Folha, com mediação da psicanalista Luciana Saddi.

O evento ocorre no auditório do MIS, localizado na avenida Europa, 158, na zona oeste de São Paulo. Os ingressos ficam disponíveis na bilheteria com uma hora de antecedência.

Ciclo de Cinema e Psicanálise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.