Kate Moss prepara uma cinebiografia sobre relação com o pintor Lucian Freud

Projeto ambientado em 2002 se chamará 'Moss & Freud', e fala de quando top model posou para o famoso artista britânico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A modelo Kate Moss, de 49 anos, está preparando uma cinebiografia, um projeto sobre sua relação com o pintor e desenhista Lucian Freud, morto em 2011 —a produção recebeu o título de "Moss & Freud".

O filme fará um cruzamento da vida pessoal e profissional de Moss, que posou para o famoso retratista, e será ambientado em 2002. A produção executiva é da modelo, com apoio do Lucian Freud Archive.

A modelo Kate Moss durante o prêmio Wall Street Journal Magazine 2022 no MoMA, em Nova York - Angela Weiss/AFP

Freud nasceu em Berlim em 1922 e era neto do pai da psicanálise, Sigmund Freud. Sua família se mudou para o Reino Unido em 1933 para escapar do avanço do nazismo. Ele se naturalizou cidadão britânico em 1939. Ao longo da vida, pintou centenas de retratos.

Seu quadro "Benefits Supervisor Sleeping", de 1995, foi vendido em 2008 pela casa de leilões Christie's por US$ 33,6 milhões, batendo à época o recorde de preço em um leilão para uma peça de artista vivo.

Kate Moss foi capa da Vogue mais de 30 vezes ao longo de seus 25 anos de carreira. Segundo a revista Forbes, em 2006 ela era a segunda modelo mais bem paga do mundo, com ganhos estimados em US$ 9 milhões.

Recentemente, Moss entregou o prêmio de inovador no mundo da moda ao amigo Anthony Vaccarello, de 40 anos, durante um evento promovido pelo Wall Street Journal no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA. Porém, ela se atrapalhou na hora de chamar o estilista ao palco e acabou ofuscando o homenageado.

A modelo britânica esqueceu o discurso que faria e precisou recorrer ao celular para relembrar o que precisava falar. Depois, ela resolveu improvisar e, apesar de parecer meio desorientada, prosseguiu até finalmente chamar o diretor criativo da Yves Saint Laurent ao palco.

Moss tem um passado de abuso de drogas e álcool, tendo passado por clínicas de reabilitação. Ela diz estar sóbria há cerca de quatro anos.

Uma das modelos mais famosas dos anos 1990, ela já falou diversas vezes sobre as festas agitadas que frequentava no passado. Mais recentemente, ela tem afirmado que deixou o estilo de vida selvagem de lado.

No mês passado, ela lançou uma marca produtos de beleza e bem-estar, a Cosmoss, voltada para o autocuidado e o desenvolvimento do amor próprio. "Quando comecei a cuidar de mim, as coisas começaram a mudar", ela afirmou na época.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.