Descrição de chapéu mudança climática

Ativistas protestam com obra de Rembrandt em museu na Holanda

Manifestantes seguraram réplica de 'A Ronda Noturna', que não sofreu danos, antes de serem retirados da instituição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Charlotte Van Campenhout
Amsterdã | Reuters

Representantes holandeses do grupo de ativistas climáticos Extinction Rebellion protestou neste domingo, dia 5, ao lado da pintura "A Ronda Noturna", de Rembrandt, no museu Rijksmuseum, em Amsterdã.

Dois dos manifestantes seguraram uma réplica da pintura, na qual os vigias noturnos da obra original parecem estar submersos na água, numa referência ao slogan do grupo, de que "não há arte em um planeta inundado".

pessoas em frente a um quadro
Pessoas em frente à pintura 'A Ronda Noturna', de Rembrandt, no Rijksmuseum de Amsterdã, na Holanda, em 5 de março de 2023 - Piroschka van de Wouw/Reuters

"A ciência é clara. Não podemos mais fugir dela. A terra está esquentando, o nível do mar está subindo e o clima está se tornando cada vez mais extremo. É óbvio que isso se deve à indústria fóssil, uma indústria que o Rijksmuseum ainda está patrocinando", disse a manifestante Yara, de 19 anos, referindo-se às parcerias do museu com a companhia aérea KLM e o banco ING.

Dez manifestantes, com idades entre 15 e 22 anos, usavam camisetas com slogans sobre o clima, enquanto alguns de seus pais e avós estavam por perto para apoiá-los.

Um porta-voz do Rijksmuseum disse à agência de notícias holandesa ANP que o protesto não causou nenhum dano à pintura e que os manifestantes foram escoltados para fora sem incidentes.

O Rijksmuseum não comentou o caso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.