Descrição de chapéu Lollapalooza

The Rose, primeira banda sul-coreana no Lollapalooza, faz som indie de autoajuda

Grupo que foge do estereótipo mais fofo do k-pop não faz dancinhas coreografadas e traz notas de The Fray e Coldplay

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pouco antes das 16h30 deste domingo de Lollapalooza, uma plateia de alguns milhares de pessoas se reuniu para ver The Rose, a primeira banda sul-coreana a tocar no festival. O evento acontece desde sexta, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Não é que a banda não tenha público no Brasil. Em dezembro do ano passado, eles se apresentaram no Espaço Unimed, em São Paulo, no que foi o maior show de sua turnê.

Integrante da banda The Rose se apresenta no palco Adidas durante o terceiro dia da 10ª edição do Lollapalooza - Mathilde Missioneiro/Folhapress

No Lollapalooza, a concorrência nem era tão grande, já que o rapper L7nnon, que cantou no palco principal, é uma atração nacional, acostumado a tocar em São Paulo. Mas algumas centenas de fãs, posicionados bem perto do palco do The Rose, não parou de gritar o show inteiro.

A primeira música, "Cure", fala sobre recuperação e restabelecimento do planeta. É uma faixa de "Heal", disco mais recente do Rose, lançado no ano passado e que embasa a atual turnê.

O álbum foi feito a partir de depoimentos de fãs acerca do tema cura. É um trabalho que reflete os anos de pandemia e isolamento social, período que inspirou as histórias relatadas pelo público.

"Somos o Rose, estamos juntos há sete anos", eles se apresentaram. "A próxima música que vamos tocar é a primeira que começou isso tudo. É uma música de desculpas para o mundo. É a raiz do Rose."

A faixa tocada em seguida, "Sorry", mistura coreano e inglês para falar de solidão e arrependimento. É um resumo da pegada do Rose, que tem músicas tristes e reflexivas.

Esse é um elemento importante para entender porque o Rose não se encaixa no estereótipo do grupo de k-pop —como o BTS ou o Blackpink, famosos no mundo inteiro, por exemplo. É uma banda de pop rock e indie rock, que não transita por vários gêneros da música nem faz dancinhas coreografadas.

Também tem uma formação mais tradicional, com vocalista, Kim Woo-sung, tecladista, Park Do-joon, baterista, Lee Ha-joon e baixista, Lee Hyeong. Bem diferente do estilo boy band, com vários cantores e dançarinos, que domina o k-pop.

A certa altura, o sol, quente durante todo o fim de semana, dava uma trégua quando o guitarrista e vocalista Kim Woo-sung tirou a camisa. Os fãs, aglomerados bem na frente do palco, na maioria mulheres e jovens, gritaram "lindo, tesão, bonito e gostosão".

Eles cantaram sucessos como "Red" e "Baby", disseram acreditar que a música cura, e que é por isso que estão nessa carreira. Apesar de agenciado por gravadoras do k-pop, o Rose não é uma banda formada após testes e treinamentos exaustivos, como é comum na Coreia do Sul.

Sonoramente, o Rose lembra o pop rock radiofônico dos anos 2000, de bandas como The Fray e Coldplay. São músicas melódicas, guiadas por guitarra e teclado, e que se desenvolvem em desfechos de pegada épica –muitas vezes, abusando do melodrama.

A reta final teve "Definition of Ugly Is", em que o eu-lírico se sente estranho e diferente dos demais, "She's in the Rain", balada que é o maior sucesso da banda, e "Beauty and the Beast", que resgata a história de "A Bela e a Fera" para tratar de um romance improvável.

A plateia em São Paulo, que não era numerosa, parecia bem dividida entre fãs fervorosos e barulhentos, ensandecidos quando os integrantes jogaram camisetas, baquetas e outros objetos à plateia, e outra parte mais quieta, sem conhecer as músicas e apenas observando.

Acabou com "Sour", a mais conhecida do álbum mais recente do Rose, triste e que retrata uma desilusão amorosa. De certa forma, a primeira banda coreana da história do festival soou como qualquer outra —um indie genérico e formulaico para um grupo de fãs.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.