Vaticano devolve à Grécia peças do Parthenon que estavam na coleção do papa

Igreja ordenou a devolução das obras em dezembro do ano passado como um gesto de diálogo ecumênico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O Vaticano devolveu à Grécia três peças de 2.500 anos que ficavam no Parthenon, um dos principais monumentos gregos. O país disse que outras nações deveriam imitar o gesto, em uma referência a peças do templo que estão em poder da Grã-Bretanha.

As obras estão nas coleções papais dos museus do Vaticano há mais de um século. O papa Francisco ordenou a devolução em dezembro do ano passado.

Imagem do Parthenon, na Grécia, em outubro de 2022 - Stelios Misinas/Reuters

O papa fez as doações a Ieronymos 2º, chefe da Igreja Ortodoxa Grega, como um gesto de diálogo ecumênico.

Papamikroulis Emmanouil, representante do chefe ortodoxo, chamou o gesto do papa de histórico, mas salientou que "falta muito para curar as feridas e traumas sofridos por este monumento por causa de práticas que pertencem a um passado distante".

"A esperança é que o gesto seja imitado por outros. Sua Santidade, o papa de Roma, provou que isso é possível e realista", disse ele.

Em janeiro, o Museu Britânico, em Londres, disse que iria devolver mármores que adornavam o Parthenon e que estão em exposição no museu há décadas.

O conjunto, que ficou conhecido como Mármores de Elgin, foi feito sob a supervisão do escultor Fídias no século 5º a.C. Em 1806, durante a ocupação do território grego pelos otomanos, o lorde que dá nome às peças conseguiu autorização para levar o conjunto ao Reino Unido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.