Descrição de chapéu Folhajus

Sonia Abrão vira ré em processo de Patrícia Poeta por injúria e difamação

OUTRO LADO: Procurada pela Folha, a assessoria da apresentadora da RedeTV! não quis se pronunciar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Justiça de São Paulo tornou a apresentadora Sonia Abrão ré em um processo por injúria e difamação movido pela jornalista Patrícia Poeta. A decisão é assinada pela juíza Roberta de Toledo Malzoni e foi divulgada na última segunda-feira, dia 29.

No documento, Malzoni diz haver provas de materialidade na queixa-crime, razão pela qual decidiu aceitá-la.

Em foto colorida, duas mulheres aparecem lado a lado em uma montagem
Patrícia Poeta e Sonia Abrão - Reprodução/Instagram

A apresentadora da RedeTV! foi intimada a responder em dez dias às acusações feitas por Poeta, que também processou o colunista Alessandro Lo-Bianco, do programa A Tarde é Sua.

"É uma decisão importantíssima. Mais uma vez rechaça a tentativa da Sonia e da equipe dela de tratar o que são ataques deliberados e ofensas como liberdade de imprensa", afirma André Perecmanis, advogado da jornalista.

A reportagem procurou a assessoria de Sonia Abrão, mas ela preferiu não se pronunciar sobre a decisão.

Em abril deste ano, a defesa de Poeta disse ter reunido declarações e ofensas pessoais divulgadas na televisão e em redes sociais por Sonia e Lo-Bianco.

Na ocasião, a defesa afirmou ainda que eles divulgaram fatos que nunca aconteceram, falavam em "fontes próximas" que não existiriam e utilizavam adjetivos como "recalcada", "grossa", "cínica", "difícil" e "mal-educada" contra Poeta.

Antes de levar o caso para a Justiça, ela enviou uma notificação extrajudicial em que solicitava uma retração. Os dois não pediram desculpas e zombaram da apresentadora nas redes sociais.

A jornalista diz não querer uma indenização financeira, mas uma condenação por injúria. Se condenados, eles podem ser punidos com pena de três meses a um ano de prisão em regime semiaberto. No entanto, nessas situações, a pena costuma ser convertida em prestação de serviços à população.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.