Descrição de chapéu Obituário Terence Davies (1945 - 2023)

Morre o diretor Terence Davies, que filmou vidas domésticas disfuncionais

Cineasta britânico ganhou fama internacional com longas como 'Amor Profundo', 'Aqueles Longos Dias' e 'A Bíblia de Neon'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu neste sábado (7), aos 77 anos, o diretor e roteirista britânico Terence Davies, informaram seus familiares em seu perfil no Instagram. Ele estava em casa e enfrentava uma doença, mas a família não revelou a causa da morte.

Davies é conhecido por filmes como "Vozes Distantes ", de 1988, "Amor Profundo", de 2011, e "Aqueles Longos Dias", de 1992.

O cineasta britânico Terence Davies, que dirigiu 'Além das Palavras' e 'Benção'
O cineasta britânico Terence Davies, que dirigiu 'Além das Palavras' e 'Benção' - Divulgação

Nascido em Liverpool, na Inglaterra, Davies abandonou a escola aos 16 anos e trabalhou por dez anos como atendente antes de se lançar no cinema. Seu primeiro filme foi um curta autobiográfico intitulado "Crianças". Enquanto estudava na Escola Nacional de Cinema, produziu "Madonna e o Menino", outro filme autobiográfico sobre seus anos como atendente.

Em 1988, ele lançou seu primeiro longa-metragem, "Vozes Distantes", que trata de temas inspirados em passagens de sua vida e conta a história de uma família disfuncional de Liverpool. O tom autobiográfico de sua obra também pode ser visto em "Aqueles Longos Dias".

Ambos os filmes foram aclamados pela crítica e alçaram Davies à fama internacional. As obras também ajudaram a delinear com mais clareza o seu estilo, marcado pelo retrato de vidas domésticas disfuncionais.

Em 1995, ele lançou a "A Bíblia de Neon", uma adaptação do romance de mesmo nome lançado pelo escritor americano John Kennedy Toole.

Embora tenha recebido uma indicação ao Bafta, uma espécie de Oscar do Reino Unido, o filme não foi bem recebido pela crítica. Estrelado por Gena Rowlands, o longa-metragem foi considerado "menos fresco e mais frouxo" do que seus antecessores.

Em 2011, ele voltou a receber elogios, desta vez com "Amor Profundo". O drama conta a história de Hester, interpretada por Rachel Weisz, que mantém um caso extraconjugal com um piloto da Força Aérea Real.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.