Descrição de chapéu Obituário Richard Roundtree (1942 - 2023)

Morre Richard Roundtree, que viveu o detetive Shaft, aos 81 anos

Ator, que tratava de um câncer pancreático, estourou cedo na carreira e fez o ícone da blaxploitation em cinco filmes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator Richard Roundtree, famoso nos cinemas por fazer o papel do detetive John Shaft, morreu nesta terça-feira aos 81 anos. De acordo com o seu agente, Patrick McMinn, o artista morreu em decorrência de um câncer pancreático.

O ator Richard Roundtree durante o Festival de Cinema de Toronto deste ano - Michael Loccisano/Getty Images/AFP

Além de Shaft, que vive em três filmes nos anos 1970 e em mais duas ocasiões nos anos 2000 e 2010, Roundtree participou de projetos conhecidos ao longo das décadas. Entre eles, se destacam produções como o suspense "Seven: Os Sete Crimes Capitais", de 1995, e o filme desastre "Terremoto", de 1974.

Mas foi com o detetive que o ator marcou na carreira —e cedo. Depois de uma breve carreira como modelo, o papel o fez uma estrela em 1971, quando viveu o personagem em "Shaft". O projeto, dirigido por Gordon Parks, ajudou a fundar o cinema do blaxploitation, que destacava artistas negros em produções de gênero.

No lançamento, o longa fez mais de US$ 12 milhões na bilheteria, o que equivalia a mais de 20 vezes o valor do seu orçamento. Dono do filme, a MGM na época produziu duas sequências —"O Grande Golpe de Shaft", de 1972, e "Shaft na África", de 1973— e uma série de televisão, que foi ao ar na CBS por um breve período de 1973. Pelo papel, foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator estreante, ainda no primeiro capítulo.

O papel renderia a Roundtree um lugar em outras tantas produções grandes daqueles anos, bem como um espaço como convidado em séries famosas como "Magnum, P.I." e "O Barco do Amor". Em 50 anos de carreira, nunca parou de trabalhar: seu último filme nos cinemas, "Thelma", ainda está para ser lançado nos cinemas.

Ele também voltou ao personagem nas duas retomadas da franquia, agora lideradas por Samuel L. Jackson. Os filmes, ambos batizados "Shaft", estrearam em 2000 e 2019 colocando o ator como pai do novo protagonista, que levava o nome da família da mesma forma que abraçava a profissão.

Nascido em Rochester, nos Estados Unidos, Richard Roundtree foi casado duas vezes, primeiro com Mary Jane Grant nos anos 1960 e depois com Karen M. Cierna, entre 1980 e 1998. Ele deixa quatro filhas e um filho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.