Suposto nome do artista Banksy aparece em antiga entrevista a BBC

Áudio com a identidade misteriosa foi desenterrado agora pela própria emissora e viralizou na internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Banksy pode ter, enfim, revelado sua identidade. A BBC revelou um trecho de uma entrevista com o artista de rua, produzida em 2003, em que ele parece ter indicado o seu primeiro nome.

Homem, de costas, pintando
Fotografia tirada por Steve Lazarides, ex-agente de Banksy, e que agora lança um livro chamado 'Banksy Captured' - Steve Lazarides

Na ocasião, o artista misterioso, conhecido há décadas pelas críticas ferinas contra a política mundial, conversa com Nigel Wrench, então repórter de cultura da rádio BBC 4, que apresentava o programa "PM".

"É Robert Banks?", pergunta o jornalista, ao que o artista responde "é Robbie". "Robbie. Ok. Robbie", reitera o jornalista.

A identidade de Banksy tem sido especulada há décadas. Num caso recente, o jornal Daily Mail mostrou que Robbin Cunningham, de 53 anos, era o nome do artista, responsável pela empresa Pest Control.

Natural de Bristol, na Inglaterra, Banksy se tornou famoso ao combinar técnicas de grafite a estêncial, imprimindo em muros, pontes e passagens das principais cidades do mundo comentários satíricos sobre a política do momento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.