Descrição de chapéu Filmes

Atriz Lupita Nyong'o será 1ª presidente do júri negra do Festival de Berlim

Artista diz estar honrada por presidir corpo de jurados da premiação, uma das mais cobiçadas do cinema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A atriz Lupita Nyong'o será a presidente do júri do Festival de Cinema de Berlim de 2024, anunciaram os organizadores do evento, que deve acontecer entre os dias 15 e 25 de fevereiro.

Com isso, ela se torna a primeira mulher negra a presidir o corpo de jurados desde que o evento foi criado, em 1951.

A atriz Lupita Nyong'o durante evento em dezembro deste ano - Michael Tran / AFP

"Lupita Nyong'o incorpora o que gostamos no cinema: versatilidade em abraçar diferentes projetos, dirigir-se a diferentes públicos e consistência em uma ideia", disseram em nota os diretores do festival, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian.

Já a atriz disse estar profundamente honrada por ter sido escolhida para exercer a função. "Estou ansioso para celebrar e reconhecer o excelente trabalho de cineastas de todo o mundo."

Nyong'o venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2014 ao interpretar uma escravizada no filme "12 Anos de Escravidão", de Steve McQueen.

Ela interpretou também a personagem Nakia em "Pantera Negra", o primeiro filme de super-herói liderado por negros da Marvel, além de ter estrelado o filme "Us", de Jordan Peele, em 2019.

O júri da Berlinale, como também é conhecido o Festival de Berlim, escolhe os vencedores dos Ursos de Ouro e Prata. Ao lado dos festivais de Cannes e Veneza, a premiação é considerada a mais cobiçada do circuito internacional.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.