Descrição de chapéu BBC News Brasil tiktok internet

'Rizz' derrota 'swiftie' e é eleita palavra do ano pelo Dicionário Oxford

Gíria é usada nas redes sociais para definir quem tem facilidade em flertar com parceiros em potencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Noor Nanji
BBC News Brasil

Você é bom em conversar ou flertar com parceiros em potencial? Se sim, você muito provavelmente tem rizz.

A gíria foi eleita palavra do ano pelo Dicionário Oxford e, em português, significa algo como apelo romântico ou charme.

O ator Tom Holland admitiu que 'não tem rizz' - Getty Images

Ela foi a eleita de uma lista de oito palavras da língua inglesa, todas escolhidas para refletir o clima, o espírito ou as preocupações de 2023.

A lista foi reduzida em votação pública, antes que os lexicógrafos de Oxford tomassem a decisão final.

Entre as outras palavras candidatas estavam "swiftie" —o nome usado para denominar os fãs da cantora Taylor Swift— e a expressão "beige flag", que significa basicamente uma característica que indica que uma pessoa não é muito interessante e foi amplamente usada no TikTok neste ano.

O que é rizz —e como saber se eu tenho?

A palavra pode não significar nada para quem não é da Geração Z.

Mas é muito usada nas redes sociais. A hashtag #rizz no TikTok tem bilhões de visualizações.

De acordo com a Oxford University Press (OUP), editora que publica o Dicionário de Inglês Oxford, o termo pode ser definido como estilo, charme ou a capacidade de atrair um parceiro romântico ou sexual.

Ou basicamente a habilidade, destreza e a capacidade de atrair outras pessoas sexualmente.

O termo é considerado uma forma abreviada da palavra "charisma", ou carisma em português.

Também pode ser usado como verbo, no sentido de atrair, seduzir ou conversar com alguém.

As demais palavras selecionadas

  • Beige flag (substantivo): traço de caráter que indica que um parceiro ou parceiro em potencial é chato ou sem originalidade. Também uma característica ou hábito de um parceiro ou parceiro em potencial visto como extremamente característico, mas não necessariamente bom ou ruim [definição em elaboração];
  • Situationship (substantivo): relacionamento amoroso ou sexual que não é considerado formal ou estabelecido;
  • Parasocial (adjetivo): um relacionamento caracterizado pelo sentimento de intimidade unilateral e não correspondido sentido por um espectador, fã ou seguidor de uma figura conhecida ou proeminente (normalmente uma celebridade), em que o seguidor ou fã passa a sentir (falsamente) que conhece a celebridade como uma amiga;
  • Heat dome (substantivo): um sistema climático persistente de alta pressão sobre uma área geográfica específica, que retém uma massa de ar quente abaixo dela [definição em elaboração];
  • Swiftie (substantivo): um fã entusiasmado da cantora Taylor Swift [definição em elaboração];
  • Prompt (substantivo): uma instrução dada a um programa de inteligência artificial, algoritmo, etc., que determina ou influencia o conteúdo que ele gera [definição em elaboração];
  • De-influencing (substantivo): a prática de desencorajar as pessoas de comprar determinados produtos, ou de encorajar as pessoas a reduzirem o consumo de bens materiais, especialmente por meio das redes sociais [definição em elaboração].
Termo também pode ser usado como verbo, no sentido de atrair, seduzir ou conversar com alguém - Getty Images

A OUP explicou que as definições em elaboração são aquelas criadas por lexicógrafos apenas para a campanha da Palavra do Ano, e que os significados finalizados já foram incluídos no Dicionário de Inglês Oxford.

A editora afirmou também que o restante das palavras poderá eventualmente ser adicionado ao dicionário, "após avaliação de sua longevidade, frequência e amplitude de uso".

Kai Cenat, streamer americano popular no YouTube e na Twitch, é apontado por muitos como o responsável por ter popularizado o termo "rizz", que ele usava com os amigos.

O uso da palavra continuou a crescer ao longo de 2023 e, em junho, o ator Tom Holland britânico foi questionado pelo site Buzzfeed sobre o segredo para o seu "rizz".

Holland respondeu: "Não tenho nenhum 'rizz'. Tenho 'rizz' limitado", antes de explicar que conquistou sua namorada, a também atriz Zendaya, de forma mais tradicional e fazendo um esforço de longo prazo.

A palavra do ano do Dicionário Oxford do ano passado foi 'goblin mode', outra gíria que descreve um comportamento "assumidamente auto-indulgente, preguiçoso, desleixado ou ganancioso".

Muitas pessoas adotaram o goblin mode, cedendo ao comportamento preguiçoso, durante a pandemia - Getty Images

Casper Grathwohl, presidente da Oxford Languages, disse que embora o 'goblin mode' tenha ressoado em muitas pessoas após a pandemia, "é interessante ver uma palavra contrastante, como 'rizz', se tornar popular".

Ele disse que a palavra possivelmente se relaciona ao "clima predominante em 2023, quando mais pessoas estão se abrindo após anos desafiadores e encontrando confiança em quem são".

Grathwohl acrescentou que o aumento do uso da palavra "rizz" provou que palavras e frases que derivam da cultura da internet "estão cada vez mais a se tornando parte do vernáculo do dia a dia".

A lista de oito palavras foi selecionada pelos especialistas em idiomas da Oxford University Press. Ela foi então submetida a uma votação do público no final de novembro, que elegeu quatro finalistas, antes que os especialistas fizessem a seleção final.

Em novembro, os criadores do Dicionário Collins elegeram a palavra de 2023 como "inteligência artificial".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.