Descrição de chapéu Obituário Norman Jewison (1926 - 2024)

Morre Norman Jewison, diretor de 'Feitiço da Lua' e 'No Calor da Noite', aos 97

Cineasta ganhou visibilidade com suas produções para a televisão antes de fazer sucesso com filmes com Cher e Al Pacino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Norman Jewison, diretor de filmes como "Feitiço da Lua" (1987), "No Calor da Noite" (1967) e "Jesus Cristo Superstar" (1973), morreu no último sábado (20), aos 97 anos.

O cineasta canadense estava em sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos, disse o publicitário Jeff Sanderson.

O diretor Norman Jewison recebe o prêmio da Sociedade de Diretores de Fotografia dos Estados Unidos em 2003 - Adrees Latif/Reuters

Jewison foi indicado sete vezes ao Oscar, três delas à categoria de melhor diretor e quatro a melhor filme. Em 1968, seu filme "No Calor da Noite", com Sidney Poitier, recebeu o prêmio de melhor filme da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Seus filmes renderam 12 indicações a atores e atrizes nas categorias que premiam atuação. Seu trabalho na televisão rendeu três prêmios Emmy.

Jewison começou atuando para o rádio e para o teatro. Após trabalhar com a emissora britânica BBC, passou a escrever, produzir e dirigir programas de televisão canadenses, sendo responsável por algumas das produções mais populares do país. Em 1958, o diretor se mudou para Nova York para dirigir o programa musical Your Hit Parade, da CBS, que foi sua porta de entrada para assumir diversos programas e especiais na televisão americana.

No cinema, antes de se tornar um produtor independente, Jewison dirigiu comédias para a Universal. Em 1965, lançou "A Mesa do Diabo", primeiro de uma sequência de sucessos que passa por "Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando!" (1966) e "Justiça para Todos" (1979).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.