Descrição de chapéu Hollywood

Alec Baldwin pede que juiz arquive acusações de homicídio culposo contra ele

Julgamento do ator por morte acidental da diretora de fotografia nas filmagens de 'Rust' está marcado para julho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Os advogados do ator Alec Baldwin pediram a um juiz nesta quinta-feira (14) para arquivar as acusações de homicídio culposo contra ele pelo tiro acidental que matou, em 2021, a diretora de fotografia Halyna Hutchins durante as filmagens do longa de faroeste "Rust", alegando má conduta processual.

O julgamento está marcado para 10 de julho no Novo México.

Alec Baldwin antes de uma audiência sobre a morte no set do filme 'Rust', em Nova York - David 'Dee' Delgado - 31.jan.23/Reuters

"Chega. Isso é um abuso do sistema e um abuso de uma pessoa inocente cujos direitos foram pisoteados ao extremo", disse o pedido, protocolado oito dias depois que um júri considerou a armeira do filme, Hannah Gutierrez, culpada de homicídio culposo em um julgamento separado.

Hutchins morreu quando o revólver com que Baldwin estava ensaiando disparou uma bala real, que também feriu o diretor Joel Souza.

Réus criminais rotineiramente buscam arquivar acusações, o que os juízes raramente fazem. Mas as acusações contra Baldwin já foram retiradas uma vez e o julgamento de Gutierrez foi o primeiro de Hollywood por um tiroteio fatal no set em quase 30 anos. Ela deve ser sentenciada em 15 de abril e enfrenta até 18 meses de prisão.

Os advogados de Baldwin ofereceram argumentos legais, incluindo que o estado reteve do júri "evidências substanciais exculpatórias e favoráveis". Por exemplo, eles disseram que os promotores não chamaram uma testemunha que teria afirmado que o papel de Baldwin como produtor era puramente criativo e que ele não era responsável pela aplicação de protocolos de segurança ou contratação de equipe.

Os advogados citaram precedentes em que juízes arquivaram acusações quando os promotores mantiveram evidências favoráveis à defesa sem serem ouvidas pelo júri. A promotora Kari Morrissey disse que responderia em juízo e tinha 14 dias para apresentar uma resposta.

No Novo México, os advogados de defesa podem chamar testemunhas para um júri se o réu testemunhar. No caso de Baldwin, ele não testemunhou na audiência de janeiro. Os promotores devem alertar o grande sobre as testemunhas e evidências apresentadas pela defesa e dar aos jurados a chance de ouvir essas testemunhas e ver as evidências, se solicitado.

Baldwin enfrenta duas acusações de homicídio culposo, uma por uso negligente de arma de fogo e outra por falta de cautela. Os crimes têm uma sentença máxima de 18 meses de prisão.

Baldwin foi inicialmente acusado de homicídio culposo em janeiro de 2023, mas a acusação foi arquivada três meses depois, quando seus advogados apresentaram evidências de que o revólver que Baldwin estava usando havia sido modificado e poderia disparar sem que o gatilho fosse puxado.

O ator de "30 Rock" negou a responsabilidade pela morte de Hutchins, dizendo que a arma disparou sem que ele puxasse o gatilho. Morrissey em janeiro convocou um grande júri para acusar Baldwin após um teste independente da arma ter constatado que ela não dispararia sem que o gatilho fosse puxado. O teste confirmou um exame anterior do FBI.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.