Descrição de chapéu Filmes

Puxar o gatilho de arma no set não faz de Alec Baldwin culpado, argumenta defesa

Promotora acusa o ator de violar regras ao manusear a pistola mesmo que não soubesse que balas reais estavam carregadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Alex Spiro, advogado de Alec Baldwin, argumentou durante o julgamento do ator nesta quarta-feira (10) que mesmo que Baldwin tivesse apertado o gatilho da arma que segurava no set de "Rust", o ato não faria dele culpado pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins.

O ator Alec Baldwin durante julgamento em Santa Fe, no Novo México - Ross D. Franklin/Pool/AFP/AFP

Até agora, a defesa do ator vem argumentando que ele não puxou o gatilho da arma que disparou e acabou atingindo Hutchins em 2021, de acordo com o depoimento dado pelo próprio Baldwin.

A defesa seguirá com o argumento, segundo a Variety, mas Spiro disse, diante do juiz, que mesmo que o ator tenha atirado, isso não significa que ele é culpado, mas apenas que ele cometeu um erro em seu depoimento.

"Em um set de filmagens, você tem permissão para puxar o gatilho [de uma arma]", disse Spiro. Segundo ele, a discussão entorno do ator ter ou não disparado é uma distração para o elemento fundamental de que a arma seria inofensiva se não tivesse sido carregada com uma bala real, o que é uma grave violação dos padrões de segurança da indústria cinematográfica.

"Ele [Baldwin] não sabia e nem teria como saber que a arma estava carregada. Essa é a questão, esse é o elemento letal", argumentou Spiro. Ainda segundo informações da Variety, o advogado afirmou que os investigadores não conseguiram entender como a bala foi colocada na arma e por isso voltaram a atenção a provar que o depoimento de Baldwin é falso.

Para isso, a acusação fará analises das gravações do disparo junto a um perito durante o tribunal. Kari Morrissey, a mesma promotora que conseguiu a condenação da profissional responsável pelas armas de fogo no set, a armeira Hannah Gutierrez, argumenta que Baldwin violou regras básicas de segurança ao manusear a arma no set, e tentará caracterizá-lo como uma estrela de cinema influente que agiu sem controle.

Baldwin responde por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. O ator afirma que não sabia que a arma estava carregada e que não puxou o gatilho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.