Descrição de chapéu rede globo Boninho

Boninho deixa a TV Globo depois de 40 anos

Novo diretor de realities da emissora será Rodrigo Dourado, há mais de 20 anos no canal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, vai deixar a TV Globo depois de 40 anos. O comunicado foi feito na tarde desta sexta-feira (13), em mensagem interna, pelo diretor dos Estúdios Globo, Amauri Soares.

Boninho durante lancamento do livro "Até Nunca Mais", da jornalista e apresentadora Ana Furtado, na livraria Travessa.
Boninho durante lancamento do livro "Até Nunca Mais", da jornalista e apresentadora Ana Furtado, na livraria Travessa. - Greg Salibian/Folhapress

No lugar de Boninho na direção de gênero de relities, entra o executivo Rodrigo Dourado, diretor do Big Brother Brasil há 20 anos, numa transição que será feita até o fim do ano. Segundo Soares, Dourado foi formado pelo próprio Boninho desde que migrou do jornalismo para o entretenimento.

O sucessor atua no BBB desde a primeira edição e também já dirigiu programas como "No Limite", "Fama", "Estrelas" e "The Voice", entre outros.

Na mensagem aos funcionários da emissora, Amauri Soares relembrou a trajetória de Boninho no canal disse que o diretor não aceitou negociações para ficar.

"Ainda tentei mantê-lo conosco, num novo modelo, atuando como talento do vídeo", escreveu o executivo. "Mas Boninho não aceitou. Preferiu seguir atuando como criador, agora de forma independente."

O chefão do BBB e outros programas fez um post em seu perfil no Instagram explicando que topou "novos desafios" que surgiram.

"Mesmo tendo uma proposta carinhosa da Globo para seguirmos juntos, decidi seguir para novos rumos, com desafios que a posição que estava nem sempre me permitia", escreveu ele. "[Foi] uma decisão que a Globo acolheu de forma gentil, como aliás, sempre foi nossa relação."

Durante a transição, Boninho vai concluir "Estrela da Casa", que está no ar, e o especial de fim de ano de Roberto Carlos. Já a direção do Carnaval, que também estava com o executivo, vai ser assumida por Joana Thimoteo, diretora de música da Globo.

Dourado já assume o desenvolvimento da próxima temporada do BBB, que começa em janeiro do ano que vem.

Boninho é um dos diretor de TV mais conhecidos do Brasil e, nas últimas mais de duas décadas, foi um dos principais responsáveis por popularizar os reality shows no país —a atuação do Big Brother rendeu a ele o apelido de "Big Boss".

Filho de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que ficou à frente da Globo por 31 anos, Boninho começou a carreira aos 17 anos na Rádio Excelsior, em São Paulo, passou pela Rádio Globo e estreou na TV Globo com o programa "Clip Clip", em 1984.

Comandou programas como "No Limite", "The Voice Brasil" e "Hipertensão", entre outros sucessos da emissora. Mas havia a mão dele também em outras peças clássicas do canal, como os clipes antigos do Fantástico e a transmissão de shows e festivais, como a apresentação dos Rolling Stones no Brasil e o Rock in Rio —além do especial de Roberto Carlos.

Também houve participação de Boninho em programas de auditório. Ele ajudou a criar, por exemplo, quadros de jogos no antigo "Domingão do Faustão" e fez a direção de núcleo do "Caldeirão do Huck", do "Video Show" e da "TV Xuxa", entre outros.

Como diretor de gênero, também atuou à frente do "Mais Você" e do "Encontro com Fátima Bernardes".

Veja a mensagem de Amauri Soares aos funcionários da Globo:

Companheiros dos Estúdios Globo,

Após 40 anos de atuação, Boninho está encerrando seu ciclo na Globo.

Boninho tem história profissional que fala por si.

Desde 1984, quando chegou à Globo, Boninho ajudou a criar e produziu dezenas de programas, shows, especiais e festivais. 'Clip Clip' foi o primeiro. Depois vieram os clássicos clipes para o 'Fantástico', 'Hollywood Rock', 'Free Jazz', 'Rock in Rio', 'Especial Amigos', 'Show da Virada', 'Especial Roberto Carlos' e "Carnaval Globeleza", entre outros. Foi diretor de programas como 'TV Colosso', "Angel Mix",
'Caldeirão do Huck', 'Vídeo Show', 'TV Xuxa', 'Estrelas', 'Tamanho Família', 'Domingão do Faustão', 'Mais Você', 'Encontro com Fátima Bernardes', 'É de Casa' e 'Caldeirão com Mion'. E foi um dos criadores do canal Multishow.

Nos últimos 25 anos, Boninho liderou o Big Brother Brasil, o que rendeu o apelido de Big Boss. Liderou também os realities 'No Limite', 'Popstar', 'The Voice', 'Mestre' do Sabor' e outros. Showrunner experiente e apaixonado por televisão, Boninho será sempre lembrado como um dos grandes da Globo.

Eu ainda tentei mantê-lo conosco, num novo modelo, atuando como talento do vídeo. Mas Boninho não aceitou. Preferiu seguir atuando como criador, agora de forma independente.

O novo Diretor do Gênero Reality será Rodrigo Dourado. Com 22 anos de Globo, Dourado é prata da casa e foi formado aqui nos Estúdios pelo próprio Boninho, desde que migrou do Jornalismo. Rodrigo Dourado atua no 'Big Brother Brasil' desde a primeira edição e dirige o reality há 20 anos. Profissional experiente e altamente capacitado, Dourado dirigiu também 'No Limite', 'Fama', 'Estrelas', 'The Voice', 'Hipertensão' e 'O Jogo'.

A transição na Direção do Gênero Reality começa agora e vai até o final do ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.