Descrição de chapéu cinema Rússia

Fotos da Rússia, debates sobre Virginia Woolf e eleições e mais 4 dicas

Veja as indicações da Ilustríssima para a próxima semana

[ILUSTRÍSSIMA CONVERSA] Marcos Nobre

Disponível a partir de seg. (28) em folha.com/ilustrissimaconversa.

O professor de filosofia da Unicamp é o entrevistado da semana no podcast. A conversa com Uirá Machado, editor da Ilustríssima, abordou seu livro recém-lançado, “Como Nasce o Novo” (Todavia), um mergulho aprofundado na “Fenomenologia do Espírito” de Hegel, obra essencial do pensamento ocidental.

 

[CLUBE DE LEITURA] Virginia Woolf

Livraria Saraiva - Shopping Pátio Paulista. (11) 3141-5250. Ter. (29), às 19h. Grátis.

O próximo encontro do Clube de Leitura Folha discute “Ao Farol” (1927), um dos maiores clássicos da autora britânica. O debate terá presença de Luciana Gerbovic, sócia do centro cultural literário A Escrevedeira, e mediação da jornalista Úrsula Passos. Leia artigo de Tomaz Tadeu, tradutor brasileiro da obra.

 

[EXPOSIÇÃO] Ivens Machado

Carpintaria - Fortes D’Aloia & Gabriel (Rio). (21) 3875-5554. De ter. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 10h às 18h. Até 28/7. Grátis.

O artista visual tem sua primeira individual em galeria depois de sua morte em 2015, aos 72. Pertencente à geração que alcançou seu auge sob a ditadura nos anos 70, mas apartado dos movimentos de artes plásticas, Machado trabalhava com materiais de construção civil, articulando tensões sociais e sexuais. A exposição traz esculturas e fotos de performances.

homem com bandagens
Obra sem título (Performance com bandagem cirúrgica) (1973–2018), de Ivens Machado - David Geiger/Acervo Ivens Machado/Divulgação

[FOTOGRAFIA] Serguei Maksimishin

Caixa Cultural São Paulo. (11) 3321-4400. De ter. a dom., das 9h às 19h. De 29/5 a 29/7. Grátis.

Um dos principais fotojornalistas russos, vencedor de prêmios como o World Press Photo, exibe pela primeira vez seu trabalho no Brasil. As 65 imagens permitem vislumbrar cenas cotidianas da Rússia pós-soviética. Maksimishin fará uma palestra e uma visita guiada pela exposição na terça (29), às 19h.

 

[EXPOSIÇÃO] Paula Scamparini

Galeria Aura. (11) 3034-3825. De ter. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 11h às 17h. Até 8/6. Grátis.

Doutora em artes visuais e professora na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na UFRJ, Scamparini exibe suas fotografias e instalações. Em seu trabalho, ela foca questões como polarização política, segregação e vulnerabilidade social, discutindo o processo de formação de identidades coletivas e pessoais.

mulheres com fita preta na cabeça em grande palácio
“King’s Room I”, da série “Verboten” (2014), de Paula Scamparini - Paula Scamparini/Divulgação

[CINEMA] Ecofalante

Vários cinemas em São Paulo. (11) 3812-0166. De 31/3 a 13/6. Grátis. Programação completa em ecofalante.org.br. 

A mostra, uma das mais importantes sobre temas socioambientais, exibirá na edição deste ano mais de 120 filmes. Entre eles, uma retrospectiva de 18 filmes de Werner Herzog, obras sobre Chico Mendes e novos trabalhos de cineastas como Jia Zhangke e Silvio Tendler. Haverá ainda debates e um workshop com Jorge Bodanzky.

 

[DEBATE] Internet e eleições

Auditório do Cebrap. (11) 5574-0399. Seg. (28), às 11h. Grátis.

A influência das redes no pleito brasileiro de 2018 é tema de conversa promovida pela Folha em conjunto com o Cebrap. Participarão o cientista político Antonio Lavareda, professor da UFPE, e Manoel Fernandes, diretor da Bites, empresa especializada em estratégia digital, sob mediação de Uirá Machado, editor da Ilustríssima.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.