Lenda do skate Tony Hawk leva vida como investidor e filantropo

Crédito: Steve Marcus/Reuters Lenda do skate Tony Hawk leva vida como investidor e filantropo fora das pistas
Lenda do skate Tony Hawk leva vida como investidor e filantropo fora das pistas

DA REUTERS

Quando a maioria das pessoas escuta o nome Tony Hawk, 48, pensa no skatista completando um giro de 900 graus no X-Games ou na capa do icônico jogo de videogame "Tony Hawk's Pro Skater", que vendeu milhões de cópias pelo mundo.

Mas Hawk também é bem-sucedido fora do skate, trabalhando como um empreendedor, filantropo e investidor. Nas últimas três décadas, ele fundou a Birdhouse Skateboards, a Fundação Tony Hawk e investiu em companhias de tecnologia como a DocuSign e a Nest.

Hawk conversou recentemente com a Reuters sobre lições financeiras que aprendeu ao longo dos anos, desde seus dias como um ambicioso adolescente campeão de skate até o pai de adolescentes que é hoje.

O hoje empreendedor conta que, antes de ser skatista, trabalhou como entregador de jornais por um tempo. "Eu comecei no skate profissional quando tinha 14 anos. Não era lucrativo na época, mas para um menino de 14 anos, ganhar US$ 150 dólares em uma competição era muita coisa", conta.

"Eu basicamente guardei tudo que ganhei até fazer 16 anos e eu tinha o suficiente para comprar uma moto. Para mim, isso era como ser um quase adulto".

Hawk contou com os conselhos do pai para guardar dinheiro. "Eu não estava olhando para o futuro. Eu só estava pensando em como eu poderia comprar um carro legal, e como eu poderia levar todos os meus amigos para o Havaí, coisas assim. Ele me encorajou a investir, então eu pude comprar uma casa em Carlsbad, na Califórnia, quando eu estava no ensino médio", ressalta.

Graças ao pai, ele conseguiu enfrentar a desaceleração do mercado de skate em 1991 e 1992. "Minha renda foi caindo pela metade todos os meses. Eu tinha uma rede de proteção nessa casa. Eu acabei me mudando de volta para esse lugar depois", conta.

No início, a estratégia de investimento da lenda do skate era tradicional —aplicava em fundos mútuos e ações. Hoje, Hawk aposta em start-ups.

"Eu investi na Nest no começo (a fabricante de termostato ativado pela internet foi adquirida pelo Google por US$ 3,2 bilhões em 2014). Eu investi na Blue Bottle Coffee e em uma cervejaria em San Diego chamada Black Plague", disse à Reuters. "Também na DocuSign e em outras companhias de tecnologia. Eu gosto de start-ups porque eu gosto de estar na base das coisas, quando o meu apoio importa".

Hawk também criou a Birdhouse Skateboards, companhia de equipamentos e vestuário, em 1992, ao sentir que sua carreira como skatista estava acabando.

Além dos investimentos, ele estabeleceu a Fundação Tony Hawk, que construiu mais de 550 pistas de skate em áreas de baixa renda nos Estados Unidos.

"Eu vi o quão produtivo o skate tinha se tornado, mas a maioria das instalações era em áreas ricas. E os conselhos das cidades não estavam incluindo os skatistas locais no processo de design ou construção", afirma.

Ao perceber falhas nos projetos, pensou: "posso preencher essa lacuna". E passou a construir as pistas nessas áreas mais pobres.

Crédito: Reprodução ORG XMIT: 333701_0.tif "Tony Hawk's Pro Skater 3", trilha sonora dos games do skatista Tony Hawk.
Capa do "Tony Hawk's Pro Skater 3"

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.