Em referendo, suíços rejeitam subsídio para criadores de vacas com chifres

Fazendeiro reuniu mais de 100 mil assinaturas obrigatórias para haver consulta popular

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Genebra | AFP

Os eleitores suíços rejeitaram em referendo realizado neste domingo (25) a iniciativa batizada de "vacas com chifres", que previa o pagamento de subsídios aos criadores de gado que preservassem os chifres dos animais.

O texto foi submetido a votação por iniciativa de Armin Capaul, um criador ambientalista que conseguiu reunir mais de 100 mil assinaturas, mínimo exigido para a organização da consulta popular. A iniciativa, porém, recebeu apenas 45,28% de votos favoráveis, segundo os resultados finais.

"Não é uma derrota amarga", afirmou o idealizador da consulta. "Sensibilizei as pessoas sobre o sofrimento dos animais e coloquei as vacas no coração das pessoas". Ele disse que está disposto a prosseguir o combate a favor dos animais.

000
O fazendeiro suíço Armin Capaul posa com uma de suas vacas; ele liderou movimento que pedia subsídio para os criadores que mantem os chifres dos animais - Fabrice Cofrini - 21.nov.18/AFP

Capaul é um pequeno fazendeiro de um vale próximo de Moutier e  intensificou sua presença na imprensa nos últimos meses para defender o bem-estar dos animais.

A iniciativa pedia subsídios para os fazendeiros que adaptam os estábulos às vacas e não o contrário, com o objetivo de garantir sua segurança.

O governo suíço se pronunciou contra a iniciativa e explicou em um comunicado que se recusa a "fazer contribuições específicas, já que não existe nenhum estudo que afirme que o bem-estar das vacas e das cabras sem chifres é extremamente dificultado".

A prática de retirada dos chifres tem o objetivo de proteger os animais de criação e os fazendeiros de possíveis ferimentos.

A consulta teve o apoio dos eleitores das cidades, mas não das zonas rurais. "Nas cidades, as pessoas ainda têm coração. No campo, só pensam em dinheiro", disse Capaul.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.