Trump estuda tarifas sobre importação de veículos nos EUA após reestruturação na GM

Montadora anunciou na segunda-feira que vai fechar cinco fábricas na América do Norte

Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (28) que tarifas de importação de veículos estão sendo estudadas, após a General Motors ter anunciado um plano para milhares de demissões e fechamento de fábricas no país.

Trump afirmou no Twitter que a tarifa de 25% sobre picapes importadas e vans comerciais produzidas em mercados fora da América do Norte, criada na década de 1960, há muito tempo tem impulsionado a produção de veículos dos EUA.

"Se fizermos isso nos carros que estão vindo, muitos carros a mais serão montados aqui", disse Trump. "E a GM não vai fechar suas fábricas em Ohio, Michigan e Maryland", acrescentou.

Os EUA atualmente têm uma tarifa de 2,5% sobre carros importados e utilitários esportivos de mercados fora da América do Norte e Coreia do Sul.

A GM não comentou diretamente os tuítes de Trump, mas reiterou que está comprometida em investir nos EUA. Na segunda-feira, a companhia afirmou que vai fechar cinco fábricas na América do Norte, parar de produzir seis veículos de passeio na região e eliminar 15 mil empregos.

"O presidente tem grande poder sobre esta questão. Por causa do caso da GM, isso está sendo estudado agora!", escreveu Trump.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.