Brasil cria 58,7 mil empregos formais em novembro

No acumulado do ano, país apresenta um saldo positivo de 858,5 mil vagas com carteira assinada

Bernardo Caram
Brasília

Impulsionado pela movimentação na economia decorrente do período de Natal, o Brasil registrou em novembro a criação de 58,7 mil empregos com carteira assinada. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho.

O resultado é o melhor para meses de novembro desde 2010. No mesmo mês do ano passado, o número de vagas formais no país teve saldo negativo de 12,3 mil.

O saldo acumulado de janeiro a novembro mostra que o país deve encerrar 2018 com resultado positivo no mercado formal de trabalho. Nos 11 primeiros meses do ano, foram criados 858,5 mil empregos com carteira assinada.

Tradicionalmente, o mês de novembro é afetado pelo impacto positivo provocado pela proximidade com o Natal, com crescimento nas contratações nos setores de comércio e serviços.

Os dados do Caged mostram que os dois setores foram os únicos a registrar saldo positivo no mês passado.

Comércio contribuiu com 88,6 mil novas vagas – 34,3 mil delas dizem respeito a novos postos para vendedores. O setor de serviços teve saldo positivo de 34,3 mil postos.

Por outro lado, o resultado ficou negativo na indústria, que perdeu 24,3 mil empregos formais no ano, na agropecuária, com menos 23,7 mil vagas, e na construção civil, menos 13,9 mil.

No recorte regional, os estados que tiveram o melhor saldo foram São Paulo (+17,8 mil), Rio de Janeiro (+13,7 mil) e Rio Grande do Sul (+10,1). Os piores resultados ficaram com Goiás (-6,2 mil) e Mato Grosso (-3,4 mil).


 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.