Descrição de chapéu Financial Times

Rede de cinemas AMC usa sucesso de 'ações meme' para nova oferta de papéis

Seu valor de mercado cresceu 600% em maio, e empresa adverte investidores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Siddharth Venkataramakrishnan
Londres | Financial Times

A AMC revelou planos para uma nova grande venda de ações, a última medida da rede de cinemas para fazer caixa com o fervor de negócios com as "ação meme" —papéis de companhias que tiveram valorizações expressivas impulsionadas por fóruns de investidores em redes sociais—, que fez seu valor de mercado aumentar 600% no último mês.

O anúncio vem um dia depois da promessa da AMC de dar pipoca grátis a seus investidores, e dois dias depois que a companhia levantou US$ 230,5 milhões (R$ 1,17 bilhão) vendendo 8,5 milhões de novas ações para o fundo hedge Mudrick Capital Management.

O último anúncio disse que a AMC poderá vender até 11,55 milhões de ações ordinárias, com as receitas indo para finalidades gerais corporativas, como refinanciar sua dívida ou comprar novas salas de cinema.

Cinema da AMC na Times Square, no bairro de Manhattan, na cidade de Nova York
Cinema da AMC na Times Square, no bairro de Manhattan, na cidade de Nova York; empresa aproveita alta na Bolsa para vender mais ações - Carlo Allegri/REUTERS

A companhia advertiu, porém, que a "recente volatilidade e nossos atuais preços de mercado refletem dinâmicas de mercado e de negociação não relacionadas ao nosso negócio principal, ou a fundamentos macro ou setoriais".

Notícias da pipoca grátis para acionistas —uma iniciativa da empresa para se relacionar mais proximamente com os day traders— fez as ações subirem 95% na quarta-feira (2) em grande volume.

"Sob as circunstâncias, nós advertimos contra investir em nossas ações ordinárias classe A, a menos que esteja preparado para correr o risco de perder todo ou uma parte substancial do seu investimento", dizia o documento enviado à SEC (Comissão de Valores Mobiliários, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (3).

No último verão, a companhia de locação de carros Hertz, outra ação que investidores individuais fizeram subir muito, desistiu de seus planos de uma venda de ações de US$ 500 milhões (R$ 2,54 bilhões) depois de enfrentar o exame dos reguladores de valores dos Estados Unidos. O grupo tinha avisado os investidores que o valor da ação do grupo era provavelmente zero pois ela estava em processo de falência na época.

A AMC tentou usar uma enxurrada de compras por investidores individuais para reforçar as finanças que estavam gravemente abaladas pela crise do coronavírus, que fechou cinemas no mundo todo.

Notícias do novo plano de angariar fundos fizeram as ações da AMC caírem até 20% nos negócios pré-mercado nesta quinta. Fecharam em queda de 17,92%.

No fechamento na quarta, o valor de mercado da AMC era US$ 31 bilhões (R$ 157,6 bilhões), contra US$ 4 bilhões (R$ 20,3 bilhões) no início do mês passado. Agora, está a US$ 26 bilhões (R$ 132,18).

As ações meme, favoritas de investidores no varejo que trocam dicas sobre ações nas redes sociais, cativaram Wall Street nos primeiros dois meses deste ano. Depois de um período em que os volumes dessas ações pareciam estar diminuindo, a animação foi retomada nas últimas semanas.

O grupo tecnológico BlackBerry fechou em alta de 32% na quarta e aumentou mais 13% nos negócios antes da abertura do mercado em Nova York. O varejista Bed Bath & Beyond, que fechou em alta de 62% na sessão anterior, recuou cerca de 11% pouco antes da abertura do pregão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.