Crise hídrica pode encarecer conta de luz, alerta Aneel

Brasil também pode importar energia de países vizinhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

A escassez de energia hidrelétrica, diante do pior período úmido na área dos reservatórios em 91 anos, pode demandar novas medidas excepcionais com potencial de encarecer a conta de luz, como geração térmica mais cara e importação de energia de países vizinhos, disse nesta terça-feira (17) a diretora da agência reguladora Aneel, Elisa Bastos.

"A depender da evolução da hidrologia e do consumo, os custos podem ser maiores", afirmou ela.

Em audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Elisa disse que Aneel ainda avalia medidas complementares sobre valores de bandeiras tarifárias diante de situação de "excepcionalidade".

Após elevar em 52% o custo da bandeira tarifária vermelha patamar 2, uma consulta pública foi aberta para avaliar a possibilidade de um aumento adicional.

"O assunto foi discutido em consulta pública, recebeu contribuição até o final de julho e estamos avaliando contribuições recebidas e desdobramento de medidas...", disse ela.

Para a diretora, a "esperança" no momento para situação hidrelétrica é a "chegada de chuvas", além da reação do consumidor diante dos custos maiores e dos apelos de campanhas por uso consciente de energia.

A diretora pontuou que autoridades avaliam as melhores ações, pensando em garantia do fornecimento de energia elétrica e soluções menos custosas aos consumidores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.