Descrição de chapéu Folhajus

PF investiga suposto esquema envolvendo fraude bilionária com criptomoedas

Empresa é suspeita de operar pirâmide com retorno insustentável sobre valores investidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Federal deflagrou operação contra uma suposta organização criminosa que seria responsável por fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas.

A operação Kryptos, realizada nesta quarta-feira (25) em conjunto com a Receita e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público Federal, mira uma empresa com sede na Região dos Lagos (RJ) suspeita de operacionalizar um sistema de pirâmides financeiras com base na oferta pública de contrato de investimento, sem prévio registro em órgãos regulatórios.

Representação física da criptomoeda Bitcoin
Representação física da criptomoeda Bitcoin - Ozan Koze 17.dez.2020/AFP

Segundo a investigação, a empresa oferece investimentos atrelados a moedas digitais com previsão de retorno financeiro considerado insustentável.

Na operação, a 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro emitiu sete mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e no Distrito Federal.

Nos últimos seis anos, a movimentação financeira de empresas suspeitas de integrar esse suposto esquema apresentou cifras bilionárias, ainda de acordo com a PF –metade do dinheiro foi movimentado nos últimos 12 meses.

Os investigados poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta/temerária instituição financeira clandestina, emissão ilegal de valores mobiliários sem registro prévio, organização criminosa e lavagem de capitais, e, se condenados, poderão cumprir pena de até 26 anos de reclusão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.