Descrição de chapéu Financial Times

Chefe do FMI é acusada de turbinar China em ranking de negócios do Banco Mundial

Após investigação, banco decidiu cancelar seu relatório anual "Doing Bussiness"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jonathan Wheatley
Londres | Financial Times

Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), foi acusada por um inquérito do Banco Mundial de conduzir esforços para elevar artificialmente a posição da China no influente relatório anual da instituição, o "Doing Business" (Fazendo Negócios).

As denúncias se referem ao período em que ela era executiva-chefe do Banco Mundial e supervisionava iniciativas para levantar capital novo de partes interessadas, incluindo a China.

Georgieva disse que discorda da acusação, contida em um relatório encomendado pelo banco à firma de advocacia WilmerHale. Ele foi apresentado internamente na quarta-feira (15) e divulgado pelo conselho do Banco Mundial na quinta (16).

Kristalina Georgieva, diretora do Fundo Monetário Internacional, em coletiva de imprensa - Ludovic Marin - 18.mai.2021/AFP

O banco também disse na quinta que interrompeu a publicação de Doing Business por causa de preocupações éticas sobre a conduta de membros atuais e passados da equipe envolvida em sua preparação.

O relatório da WilmerHale concluiu que na edição de 2018 de Doing Business a classificação geral da China foi mantida artificialmente em 78º lugar —a mesma que no ano anterior— em consequência de mudanças tardias que elevaram sua posição do 85º lugar.

O documento afirma que Georgieva dirigiu esforços para melhorar a nota da China num momento em que estava "absorvida" em campanha para conseguir um aumento de capital para o Banco Mundial.

Segundo o relatório, durante os preparativos de Doing Business 2018, autoridades graduadas do governo chinês "expressaram repetidamente suas preocupações" ao então presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, e outros diretores do banco de que a classificação do país "não refletia acuradamente suas reformas econômicas".

A WilmerHale disse que houve tentativas dias antes da publicação do relatório de 2018 para elevar a classificação da China de 85º, como incluir em suas notas dados econômicos de Hong Kong. Quando esses esforços não conseguiram os resultados desejados, afirma o relatório, Georgieva "se envolveu diretamente".

O documento da firma de advocacia, "Investigação de Irregularidades de Dados", afirmou que Georgieva instruiu Simeon Djankov, um dos fundadores do Doing Business, a conduzir o relatório à publicação, e que posteriormente Djankov "trabalhou com a direção do Doing Business para identificar mudanças nos dados da China que elevariam a nota do país e sua classificação".

Ela disse que três indicadores de condições de negócios —abrir uma empresa, direitos legais para obter crédito e pagamento de impostos— foram modificados, aumentando a nota da China em quase um ponto e elevando sua classificação em sete lugares, para o 78º.

Em um comunicado emitido pelo FMI, Georgieva disse: "Discordo fundamentalmente das conclusões e interpretações da Investigação de Irregularidades de Dados no que se refere à minha participação no relatório Doing Business 2018 do Banco Mundial. Já tive uma reunião inicial com o conselho executivo do FMI a esse respeito".

O relatório da WilmerHale também identifica irregularidades na preparação do Doing Business 2020, em que, segundo a firma, a Arábia Saudita foi artificialmente promovida ao primeiro lugar na lista de melhorias, à frente da Jordânia.

Justin Sandefur, do grupo de pensadores Centro para o Desenvolvimento Global, um antigo crítico dos relatórios do Banco Mundial, disse que as denúncias da WilmerHale ecoam suas próprias críticas ao relatório por ser demasiado subjetivo e frágil em sua metodologia.

"As classificações saltavam como loucas, mesmo quando não havia qualquer mudança real", disse ele. "Quando você tem tantos pedidos de avaliação, e com as enormes pressões políticas sobre o relatório, você tem uma receita para manipulação."

Sandefur é um dos seis acadêmicos contratados para apresentar recomendações sobre como melhorar o Doing Business a Carmen Reinhart, economista-chefe do Banco Mundial. Ele disse esperar que os resultados, apresentados há duas semanas, sejam publicados nos próximos dias.

O Banco Mundial disse na quinta-feira que está comprometido com o avanço do papel do setor privado no desenvolvimento e que trabalhará em "uma nova abordagem na avaliação do clima de negócios e investimentos".

Tradução de de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.