Descrição de chapéu Banco Central

Servidores do BC decidem manter greve por tempo indeterminado

Mobilização pode afetar cronograma de implementação do projeto piloto da moeda digital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Sem acordo com o governo por reajuste salarial, os servidores do Banco Central aprovaram, em assembleia na tarde desta terça-feira (12), a manutenção da greve por tempo indeterminado.

A decisão contou com o apoio de 80% dos 1.300 funcionários que participaram da deliberação.

Antes da assembleia, membros das três entidades representativas dos servidores do BC se reuniram com a diretora de Administração da autarquia, Carolina de Assis Barros. O presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, não participou do encontro.

Em janeiro, servidores protestaram em frente à sede do Banco Central, em Brasília - Pedro Ladeira - 18.jan.22/Folhapress

"O Campos Neto só vai nos atender quando tiver uma proposta concreta para apresentar para a categoria. Portanto, ele não se comprometeu com mais nenhuma reunião", afirmou o presidente do Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central), Fábio Faiad.

Os servidores têm falado em intensificar a greve, que teve início em 1º de abril, afetando atividades preparatórias ligadas ao Copom (Comitê de Política Monetária) e ao Comef (Comitê de Estabilidade Financeira). A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 2 e 3 de maio, enquanto o encontro do Comef está agendado para 26 de maio.

A mobilização dos funcionários do BC tem provocado uma série de atrasos na rotina da autoridade monetária, especialmente na divulgação de indicadores financeiros, como o boletim Focus, o fluxo cambial, as notas econômico-financeiras, a apuração da ptax (taxa de câmbio) diária e outros.

Na última sexta-feira (8), o BC comunicou que o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), o relatório de poupança e outros dados não seriam divulgados nesta semana em razão da greve. "Oportunamente, informaremos com 24 horas de antecedência as novas datas para as divulgações", comunicou.

A falta de informações pela segunda semana seguida já começa a deixar o mercado sem referência sobre os rumos da economia brasileira, dizem analistas.

A implementação do projeto piloto da moeda digital, prevista para o quatro trimestre deste ano, também deve atrasar devido à greve. A mudança no cronograma foi citada por Campos Neto em um evento na segunda (11).

"A gente tem vários projetos já sendo amalgamados num processo de projeto piloto que deveria começar no quarto trimestre de 2022. Agora, com o evento da greve, a gente teve um pequeno adiamento, mas isso não muda os nossos planos de médio e longo prazo. É importante seguir nessa trajetória", afirmou.

Sem reajuste nos últimos três anos, os servidores do BC pedem recomposição salarial de 26,3% e reestruturação de carreira de analistas e técnicos. Quanto à pauta não salarial, os funcionários querem a mudança da nomenclatura de analista para auditor, por exemplo, e a exigência de nível superior para ingresso dos técnicos do BC.

O descontentamento dos servidores do BC cresceu após o presidente Jair Bolsonaro (PL) ter acenado com aumento apenas aos policiais federais, categoria que compõe sua base de apoio.

Com a greve dos funcionários da autoridade monetária, outras áreas têm aumentado a pressão sobre o governo por recomposição salarial. ​A verba disponível no Orçamento para elevar a remuneração dos servidores é de R$ 1,7 bilhão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.