Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Rússia multa Wikipédia por textos sobre invasão da Ucrânia

Justiça russa determinou pagamento de 2 milhões de rublos, Wikipédia vai recorrer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | AFP e Reuters

Um tribunal russo condenou, nesta terça-feira (1º), a enciclopédia online Wikipédia a pagar uma multa por dois textos sobre a ofensiva na Ucrânia.

Agências de notícias russas informaram que a Fundação Wikimedia terá de pagar uma multa de 2 milhões de rublos (cerca de R$ 170 mil) por não retirar esses artigos que continha, segundo a corte, informações falsas.

Soldado ucraniana dispara arma em Kharkiv, em 25 de outubro - Sergey Bobok/AFP

Os dois artigos tinham como título "Resistência não-violenta da população ucraniana no curso da invasão russa" e "Avaliações da invasão russa da Ucrânia em 2022".

"Ninguém eliminará" as duas páginas em questão, e a decisão do tribunal será contestada na Justiça, declarou o diretor da Fundação Wikimedia, Vladimir Medeiko. A Wikipedia possui diversas páginas sobre a Guerra da Ucrânia, que ainda não foram alvo de ações da Rússia.

Trata-se da terceira multa imposta à Fundação na Rússia desde o início do conflito em fevereiro deste ano.

Redes como Facebook, Twitter e Instagram foram bloqueadas no país, e o Google foi condenado a pagar 360 milhões de euros por não excluir do YouTube conteúdos críticos à ofensiva.

Em 2015, a Wikipédia foi brevemente incluída na lista de sites que deveriam ser bloqueados, por um texto sobre o charas, uma variedade da cannabis. A lei russa proíbe a publicação online de informações sobre o uso de entorpecentes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.