BYD diz a Lula que seguirá com fábrica na Bahia mesmo sem acordo com Ford, afirma agência

Grupo automotivo considera utilizar outro terreno, do governo do estado, se impasse não for resolvido

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Lisandra Paraguassu
Brasília | Reuters

O grupo automotivo chinês BYD deve manter o projeto de ter uma fábrica de veículos elétricos e híbridos na Bahia mesmo que o acordo para compra das antigas instalações da Ford no estado não siga adiante, disseram à Reuters três fontes que acompanharam a reunião dos executivos da empresa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (13), em Xangai.

De acordo com as fontes, ainda será feita uma tentativa de acordo com a montadora norte-americana, com a criação de um grupo de trabalho entre as duas empresas, o governo da Bahia e o governo federal para tentar resolver o impasse com a Ford.

No entanto, durante a reunião foi colocado na mesa a possibilidade da BYD usar outro terreno, do governo da Bahia, para construir uma fábrica do zero, em vez de usar as antigas instalações da Ford no polo industrial de Camaçari.

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Fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, após um ano do encerramento das atividades da montadora - Rafael Martins/Folhapress

Segundo as fontes, os chineses deixaram claro que não teriam problema em fazer suas próprias instalações, já que construíram uma nova fábrica na China em apenas nove meses e a adaptação do complexo industrial da Ford, voltado a carros com motor a combustão, teria que ser totalmente adaptado.

"Eles ressaltaram que às vezes adaptar é mais demorado que fazer do zero", disse um dos presentes à reunião.

Em outubro de 2022, a BYD e o governo da Bahia assinaram um memorando de entendimento para um investimento de R$ 3 bilhões. A expectativa era de que o acordo fosse concluído até dezembro. As empresas têm afirmado apenas que as negociações têm prosseguido.

Fonte ligada à empresa afirmou em março que documentos para a assinatura final do acordo chegaram a ser enviados à matriz da Ford nos Estados Unidos, e que não havia "nenhum entrave às negociações".

Fabricante de carros, caminhões e ônibus elétricos, além de baterias para outras montadoras e produtos como módulos fotovoltaicos, a BYD hoje disputa com a norte-americana Tesla a liderança global na produção de carros elétricos.

Procuradas, Ford afirmou que não comenta o assunto e BYD não pode se manifestar de imediato.

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