Descrição de chapéu Público União Europeia

Dinossauro estampa moeda de 5 euros lançada por Portugal

Exemplar, batizado de Miragaia longicollum, entra em circulação em 1º de junho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Público

O Banco de Portugal anunciou, na quinta-feira (25), a entrada em circulação de uma moeda de coleção com o valor de 5 euros (R$ 26,7).

Batizada com o nome "Miragaia longicollum" e pertencente à série Dinossauros, de Portugal, a moeda terá valor apenas local e entrará em circulação a partir de 1º de junho.

A distribuição da moeda ao público estará a cargo das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional—Casa da Moeda, informou o Banco de Portugal.

Moeda de coleção Miragaia longicollum, lançada pelo Banco de Portugal, que vale 5 euros. O exemplar integra a série 'Dinossauros de Portugal' - Divulgação/Banco de Portugal

Na face frontal, é possível ver, em espiral, o desenho do fóssil do dinossauro que lhe dá nome, o valor facial e o escudo nacional, ao centro. Do lado esquerdo, as legendas "Portugal" e "2023".

No reverso, está presente uma ilustração do dinossauro e a representação do solo e de um arvoredo. Serão emitidas 30 mil moedas.

O Banco de Portugal tem colocado em circulação uma série de moedas comemorativas a diversas datas ou temas. Em 5 de maio de 2022, foi lançada uma moeda de coleção no valor de 7,5 euros (R$ 40,1), em comemoração ao quinto centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães. Em liga de prata, a moeda foi chamada de "Conclusão 1.522", com 50 mil unidades emitidas.

Também no ano passado, foi lançada em 3 de março uma moeda no valor de 5 euros relacionada ao tema do clima. Antes, em 3 de fevereiro, foi apresentada uma moeda de 7,50 euros comemorativa aos 100 anos de José Saramago.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.