Descrição de chapéu carros

Licenciamento de veículos em SP começa a vencer; veja calendário e como fazer o pagamento

Aos que pagaram o licenciamento junto ao IPVA não deverão pagar novamente pela taxa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O período de licenciamento obrigatório de veículos no estado de São Paulo já começou. Desde 2 de julho, proprietários de veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque com placas de final 1 e 2 podem fazer o pagamento da taxa.

O valor é de R$ 160,22, conforme definido pela coordenação da administração tributária do estado. O licenciamento é obrigatório. A previsão do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) é de que, até o fim do mês, 3,9 milhões acertem as contas.

A imagem mostra uma avenida movimentada com vários carros parados em um congestionamento. Há uma placa eletrônica acima da via com a mensagem 'OBRA AVENIDA SANTO AMARO'. A via possui três faixas de tráfego, e há um motociclista com colete laranja circulando entre os carros. Placas de sinalização indicam altura máxima permitida de 4,4 metros e limite de velocidade de 50 km/h. Árvores e postes de iluminação estão presentes ao longo da avenida.
Conduzir veículo não licenciado é a segunda causa de multa em 2024, segundo o Detran-SP - Zanone Fraissat - 05.set.23/Folhapress

"É importante ficar atento ao prazo de cada placa, pois o calendário não será estendido neste ano", diz Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP.

No mês de agosto, o licenciamento será das placas de final 3 e 4, em setembro, para os veículos de final 5 e 6, e assim por diante.

O cronograma estipula um prazo diferente para os veículos de carga, como caminhões e tratores, que vai de setembro a dezembro.

Caso o veículo tenha pendências, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) não pago, multas e outras questões, o licenciamento não será concluído, mesmo que haja o pagamento da taxa, resultando no bloqueio do documento atualizado.

A condução de veículo não licenciado, segundo o Detran-SP, tem sido a segunda maior causa de multa de trânsito de 2024 no estado. A infração, considerada gravíssima, é punida com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e remoção do veículo ao pátio, segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Para recuperar o veículo, o proprietário deverá pagar todas as dívidas pendentes, assim como o valor da remoção e estadia no pátio.

Confira abaixo os calendários de licenciamento 2024 para veículos em São Paulo:

PARA VEÍCULOS DE PASSAGEIROS, ÔNIBUS, REBOQUE E SEMIRREBOQUE

Final da placa do veículo Mês
1 e 2 Julho
3 e 4 Agosto
5 e 6 Setembro
7 e 8 Outubro
9 Novembro
0 Dezembro

PARA VEÍCULOS REGISTRADOS COMO CAMINHÃO E TRATOR

Final da placa do veículo Mês
1 e 2 Setembro
3, 4 e 5 Outubro
6, 7 e 8 Novembro
9 e 0 Dezembro

COMO FAZER O LICENCIAMENTO?

  1. O responsável pelo veículo deve informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e pagar a taxa em um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander), via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico
  2. Após o pagamento, é preciso baixar ou imprimir em papel sulfite comum o documento digital atualizado pelo portal do Detran-SP (detran.sp.gov.br), Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br) e Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), ou pelos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponíveis na Play Store e App Store
  3. O documento pode ser salvo no celular do motorista ou guardado em formato de papel.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.