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Veja datas de pagamento das aposentadorias do INSS até o final do ano

Benefícios se estendem até o início de janeiro de 2025; RS continua com pagamentos adiantados

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São Paulo

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar, a partir do dia 25 de julho, aposentadorias, pensões e demais benefícios de julho. O calendário anual, que foi definido pelo INSS em dezembro de 2023, traz as datas de pagamentos dos benefícios até o final do ano.

As duas parcelas do 13º do INSS já foram pagas em 2024: a primeira teve início dos pagamentos em 25 de abril, e a segunda, em 25 de maio.

Segundo o órgão, os beneficiários do Rio Grande do Sul atingidos pelas chuvas seguirão recebendo os pagamentos mensais de maneira antecipada até que o estado de calamidade pública na região se resolva. Os demais aposentados e pensionistas seguem com o calendário normal.

Imagem de uma pessoa segurando um smartphone com a mão esquerda e tocando a tela com a mão direita. A tela do smartphone exibe um aplicativo com o texto 'Bem-vindo' e 'Meu INSS'. O fundo da imagem é amarelo vibrante. A pessoa está usando um relógio de pulso prateado no braço esquerdo.
Aplicativo Meu INSS, em que o beneficiário pode checar suas informações e agendamentos referentes ao INSS - Gabriel Cabral/Folhapress

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DE APOSENTADORIAS DO INSS ATÉ O FINAL DO ANO

Como é o pagamento do benefício do INSS?

Os pagamentos de benefícios do INSS são feitos conforme o mês de competência. A liberação dos valores é feita no final de cada mês e adentra o início do mês seguinte. Por exemplo: a competência de maio começa a ser paga no final de maio e vai até o início de junho.

Para liberar os valores, leva-se em conta o número final do benefício, sem o dígito verificador. Recebem primeiro os segurados cujo valor do benefício é de um salário mínimo (R$ 1.412) e, depois, os beneficiários que ganham mais, até o teto do INSS.

Como consultar o valor?

Os segurados podem consultar os valores no site Meu INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de "Extrato de Pagamento". A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.

Caso não tenha acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Será preciso informar o número do CPF e confirmar informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Veja o passo a passo

Pela internet, é possível conferir se está tudo correto com os valores do benefício do INSS ou com a data, além de checar em qual banco ocorrerá o pagamento do benefício

  1. Acesse o Meu INSS com o login e a senha
  2. Clique na opção "Extrato de Pagamento"
  3. Clique no mês desejado
  4. Se desejar imprimir, clique em "Baixar PDF"

Para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa também é possível usar os serviços de home banking acessando a opção:

CONFIRA EXTRATO DE EMPRÉSTIMO

O segurado pode consultar mensalmente o Meu INSS para saber se há empréstimos que geram desconto no benefício

  1. Acesse o Meu INSS com o login
  2. Clique na opção "Extrato de empréstimo"
  3. Se recebe mais de um benefício previdenciário, consulte um por vez
  4. A tela vai mostrar as informações do benefício e a margem consignável
  5. Se preferir imprimir, clique em "Baixar PDF"

Como é feito o depósito da aposentadoria?

Os valores são depositados na conta do beneficiário, seja ela aberta na hora da aposentadoria ou alguma conta-corrente ou poupança que o segurado tenha indicado.

O cidadão que tem conta-benefício deve fazer o saque do dinheiro ou a transferência. Neste modelo, não é possível usar a função débito.

Quem recebe por conta-corrente pode fazer as movimentações bancárias habituais, como pagar contas com o cartão ou por Pix, fazer transferências e demais negociações, assim como quem tem conta-poupança.

Como solicitar o pagamento de benefício não recebido?

Quem não recebeu o pagamento de algum benefício pode solicitar ao INSS os valores não recebidos

  1. Acesse o site do Meu INSS
  2. Faça login no sistema, escolha a opção "Agendamentos/Requerimentos"
  3. Clique em "Novo requerimento", digite no campo "pesquisar" a palavra "não recebido" e selecione o serviço desejado
  4. O segurado será comunicado se for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação
  5. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção "Agendamentos/Requerimentos"
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