Taleban assume autoria de ataque a hotel de luxo em Cabul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Rahmat Gul/Associated Press Afghan security personnel escort a man rescued from the Intercontinental Hotel after an attack in Kabul, Afghanistan, Sunday, Jan. 21, 2018. Gunmen stormed the hotel and sett off a 12-hour gun battle with security forces that continued into Sunday morning, as frantic guests tried to escape from fourth and fifth-floor windows. (AP Photo/Rahmat Gul) ORG XMIT: XRG106
Homens da forças de segurança afegã resgatam vítima do hotel em Cabul neste domingo (21)

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Taleban assumiu a autoria de um ataque armado a um hotel de luxo em Cabul que durou mais de 12 horas, entre a noite de sábado (20) e a manhã de domingo (21). Todos os cinco terroristas morreram.

Ao menos 18 pessoas foram mortas na ação, incluindo quatro afegãos e 14 estrangeiros. Mais de cem pessoas foram resgatadas do hotel; seis delas estavam feridas. Dentre os estrangeiros, seis eram ucranianos; um, alemão; um grego e um cazaque.

Cinco homens armados invadiram o Hotel Intercontinental de Cabul atirando em hóspedes e funcionários e ateando fogo no prédio.

Forças especiais foram levadas de helicóptero ao telhado do hotel de luxo durante o sítio, informou à AFP o porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi.

O porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid, afirmou que o plano inicial era atacar o hotel na noite de quinta-feira, mas que a ação foi adiada porque um casamento estava sendo realizado e eles queriam evitar vítimas civis.

Porém, segundo testemunhas ouvidas pela BBC, os militantes alvejaram propositadamente os estrangeiros, perguntando pelo hotel: "Onde estão os estrangeiros?".

Um afegão disse ter sido poupado devido à sua nacionalidade.

Haseeb, uma testemunha ouvida pelo canal Tolo News, contou que dois dos terroristas pediram para jantar antes do ataque.

"Eles estavam vestindo roupas muito estilosas", disse. "Eles vieram para mim e pediram comida. Eu os servi, eles agradeceram e tomaram seus assentos. Então, pegaram suas armas e começaram a disparar contra as pessoas."

"Havia dezenas de corpos em minha volta", disse.

Representantes da companhia aérea Kam Air afirmou à agência de notícias Reuters que cerca de 40 de seus tripulantes estavam hospedados no hotel e que muitos ainda estão desaparecidos.

Outra testemunha afirmou à agência France Presse que os guardas do hotel fugiram "sem lutar".

Imagens de vídeos mostraram diversos hóspedes usando lençóis para escapar do hotel pelas varandas.

Apesar do nome, o hotel é estatal e não é ligado à cadeia internacional.

Nos últimos dias, vários alertas de segurança recomendaram que hotéis e outros locais frequentados por estrangeiros fossem evitados. O ataque ocorre dias depois da visita de uma delegação do Conselho de Segurança da ONU a Cabul.

Os agressores levavam armas curtas e granadas propelidas por foguetes quando invadiram o hotel, que costuma sediar casamentos, conferências e encontros políticos.
O quarto andar, que abriga restaurantes e uma piscina externa, foi incendiado durante a ação.

SEGURANÇA

O último grande ataque contra um hotel de alto perfil em Cabul ocorreu em março de 2014, quando quatro adolescentes armados invadiram o Serena, matando nove pessoas.

]O Intercontinental já tinha sido alvo de um ataque em junho de 2011, quando um atentado suicida reivindicado pelo Taleban matou 21 pessoas, entre as quais 10 civis.

A segurança em Cabul tem sido intensificada desde 31 de maio passado, quando um maciço ataque com um caminhão-bomba na quadra diplomática da capital afegã deixou 150 mortos e cerca de 400 feridos, a maioria civis. Nenhum grupo reivindicou o ataque até hoje.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.