Descrição de chapéu Venezuela

Bilhetes acabam, e passageiros andam de graça no metrô de Caracas

Motivo seria falta de materiais; dois milhões de pessoas usam o sistema na capital venezuelana

Passageiros deixam estação de metrô em Caracas, na Venezuela - Luis Robayo - 21.mai.2018/AFP
Caracas | Reuters

Moradores de Caracas estão viajando de graça nos trens do metrô porque acabaram-se os bilhetes, informaram funcionários da empresa estatal à agência de notícias Reuters.

Os materiais necessários para fabricar os bilhetes são importados, e a companhia não recebe dinheiro para importações há mais de um ano, disse um dos funcionários.

Os funcionários falaram sob condição de anonimato por medo de represália.

As máquinas que antes vendiam os bilhetes agora informam em cartazes "fora de serviço", e os passageiros passam livremente pelas catracas. 

Mais de dois milhões de pessoas usam o metrô de Caracas, que tem 53 estações, diariamente. O bilhete custa 4 bolívares —2 a menos do que um litro de gasolina.

O Ministério da Informação e o Metrô de Caracas não responderam a pedidos de comentários.

A mídia local citou o presidente do Metrô, Cesar Vega, no início do mês dizendo que as catracas foram liberadas "porque estamos quantificando o número de usuários por estação para decidir onde colocar mais funcionários". 

"Eles deveriam aumentar o valor do bilhete para pagar pela manutenção", afirmou a terapeuta ocupacional Yorli Correa, 22, que toma o metrô todos os dias de casa, na favela do Petare, para o trabalho, no bairro de classe alta Chacao. "Na hora do rush é uma catástrofe."

Segundo um funcionário que trabalhou no sistema por mais de 20 anos, peças de reposição de trens quebrados são usados para consertar outros. "O número de reclamações sobre o atraso de trens ou a falta de ar condicionado aumentou", afirmou. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.