Descrição de chapéu Rússia Vladimir Putin

Suécia distribui folhetos em que ensina população a se preparar para guerra

Moradores serão instruídos sobre como encontrar água limpa e abrigos antibomba

Folheto que será distribuído para a população da Suécia é apresentado em Estocolmo - Pontus Lundahl/TT News Agency/AFP
Estocolmo | Reuters

A Suécia vai distribuir quase 5 milhões de folhetos em que instrui a população sobre o que fazer em caso de guerra ou crise.

O panfleto de 20 páginas intitulado "Se houver crise ou guerra" dá conselhos sobre como obter água limpa e encontrar um abrigo antibomba, na primeira campanha pública do tipo desde a Guerra Fria. 

O texto também diz que os suecos têm obrigação de agir caso o país seja ameaçado. "Se a Suécia for atacada por outro país, nunca vamos no render", diz o folheto, publicado pela Agência de Contingências Civis Sueca. "Toda informação que implique que a resistência acabou será falsa." 

Não há menção sobre de onde poderia vir um ataque. "Mesmo que a Suécia seja mais segura que a maioria dos países, ameaças existem", disse o chefe da agência, Dan Eliasson. 

Suécia e outros países do norte da Europa têm estado em alto nível de alerta desde que a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia, em 2014. 

Eles também acusaram a Rússia de ter violado seu espaço aéreo repetidas vezes —afirmações que Moscou ou desmente ou não responde.

O Kremlin insiste em que não interfere em assuntos internos de outros países e acusa as potências ocidentais de "russofobia". 

Estocolmo tem citado a Rússia como uma razão por trás de uma série de medidas de segurança, entre elas a reintrodução da conscrição militar neste ano e o posicionamento de tropas na ilha báltica de Gotland. 

O governo sueco aumentou seus gastos militares a partir de 2016, revertendo anos de declínio. 

O folheto, que será distribuído para os cerca de 4,8 milhões de lares suecos, alerta que suprimentos de água, remédios e combustíveis podem ficar escassos durante uma crise. 

Leite de aveia, latas de molho a bolonhesa, sardinhas e tortillas são citados como exemplo de alimentos que as pessoas podem estocar em caso de uma emergência. 

Há mais de 200 anos o país não vive uma guerra —desde seu conflito com a Noruega, em 1814. A Suécia se manteve neutra durante a Segunda Guerra.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.