Ciclistas de Portland tiram a roupa por mais segurança

Protesto reuniu mais de dez mil em pedalada pelada pelas ruas da cidade

Flavio Sampaio
Portland

Cerca de 10 mil ciclistas protestaram pelados em Portland, no estado americano do Oregon, contra a vulnerabilidade dos ciclistas no trânsito e a dependência de combustíveis fósseis. O evento, que aconteceu no último sábado (23), faz parte do Pedalada Pelada Mundial, movimento criado em Vancouver, no Canadá, em 2004.

“Tire o que puder” era o slogan. E foi o que aconteceu. Jovens, idosos, gordos, magros, musculosos, turistas, locais, heteros, gays e crianças usaram seus corpos para chamar a atenção, num clima de paz e integração. “A sua aparência não importa. Independentemente do seu tamanho, forma, tipo ou cor, você é amado”, diz Jenelle Prentice. 

O ponto de encontro da pedalada foi no parque Catedral, localizado embaixo da ponte gótica de St. John, às margens do rio Willamette, o principal da cidade. O sol e o calor facilitaram a vida dos ativistas desnudos, acostumados ao frio e chuva típicos do Oregon. 

O casal de aposentados Albert e Heather Payne aproveitava o verão sem qualquer pudor. “Estamos aqui porque gostamos mesmo é de ficar pelados. A bike é só uma desculpa”, afirma Heather. 

A organização não divulga o trajeto do passeio, apenas o ponto de partida. “Isso evita o voyeurismo desnecessário”, diz Jeniffer Tunay, uma dos 200 voluntários que trabalhavam no evento. A polícia local dava todo o apoio. “Apesar de violarem a lei da cidade [expor a genitália em público], a polícia será conivente”, alertava a corporação em suas redes sociais. Nenhum incidente foi registrado. 

O Naked Bike Ride acontece em mais de 70 cidades, espalhadas em 35 países. Portland recebe o maior número de participantes —10 mil, segundo os organizadores. No Brasil, a Pedalada Pelada acontece desde 2008, em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis e Recife.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.