Incêndio na Califórnia ameaça milhares de casas no sul do estado

Aviões espalham material avermelhado para tentar conter avanço das chamas

Reuters

Centenas de bombeiros constroem barreiras e linhas de contenção desde sexta para deter a chegada do incêndio que ameaça milhares de casas numa região ao sul de Los Angeles.

Mais de 21 mil pessoas evacuaram a área da cidade de Lake Elsinore e aviões espalharam um retardante de cor avermelhada. 

Apenas 5% do fogo foi contido. Ele tem sido alimentado pela vegetação seca e espalhado pelos fortes ventos da noite.

O chamado Holy Fire, que começou na segunda-feira em Holy Jim Canyon, no condado de Orange, ao sudeste de Los Angeles, já destruiu 12 estruturas.  

“Observamos um comportamento extremo nas porções norte e leste do incêndio. Terreno íngreme, combustíveis secos e áreas inacessíveis continuam sendo um fator na propagação das chamas”, disse o Serviço Florestal americano. 

Forrest Gordon Clark, 51, dono de um trailer em Holy Jim Canyon, foi preso nesta semana após um confronto com a polícia.

“Clark foi acusado e vai ser processado por incêndio agravado de cinco ou mais estruturas habitadas, incêndio florestal provocado, ameaças criminais, delitos graves de resistência”, disse a promotoria do condado de Orange. Ele pode pegar de 10 anos de prisão à prisão perpétua. 

O chefe dos bombeiros do condado de Orange, Shane Sherwood, disse que o incêndio começou “perto” do trailer de Clark. 

“Ainda estamos investigando como exatamente foi iniciado o fogo”, disse.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.