Descrição de chapéu Coreia do Norte

Coreia do Norte promete desnuclearização até fim de mandato de Trump

Kim diz que confiança em presidente americano permanece inalterada, segundo Seul

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir.), se encontra com o enviado especial sul-coreano Chung Eui-yong (esq.), em Pyongyang - 5.set.18/KCNA/KNS/AFP
Seul | Reuters

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pretende alcançar a desnuclearização da península até o final do primeiro mandato do presidente dos EUA, Donald Trump, e concordou em realizar uma terceira cúpula com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, disseram autoridades de Seul nesta quinta-feira (6).

Trata-se da primeira manifestação de Kim em torno de um prazo para desmantelar seu programa nuclear

Kim e Moon irão se encontrar em Pyongyang entre os dias 18 e 20 de setembro para discutir "medidas práticas" para a desnuclearização, disse o assessor de segurança nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, um dia depois de se reunir com Kim.

Kim também disse a autoridades sul-coreanas que sua fé em Trump permanece "inalterada" e que pretende alcançar a desnuclearização e encerrar as relações hostis com os EUA até o fim do primeiro mandato de Trump na Casa Branca, no início de 2021, segundo Chung.

"Ele enfatizou especialmente que nunca disse nada negativo sobre o presidente Trump", disse Chung.

Nas redes sociais, Trump agradeceu Kim por sua "fé inabalada" e disse que "vamos conseguir isso juntos".

Há apenas duas semanas, autoridades norte-coreanas alertaram em uma carta aos EUA que as conversas entre os dois países estavam em risco e poderiam naufragar. 

A carta foi entregue diretamente ao secretário de Estado, Mike Pompeo, e motivou o cancelamento de uma visita do secretário a Pyongyang.

O conteúdo da carta, recebida no dia seguinte ao anúncio da viagem, foi considerado "beligerante".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.