Veja quais são as principais conflitos em andamento no mundo

Guerras atuais datam de conflitos históricos ou insurgência de milícias contra governos

Gurrilheiros houthi em Sanaa, capital do Iêmen - MOHAMMED HUWAIS/AFP
São Paulo

Apesar de viver um período de relativa paz entre Estados, o mundo enfrenta conflitos étnicos e sangrentas disputas de poder entre governos e milícias; se os bombardeios são localizados, o sofrimento não: mais de 65 milhões de pessoas deixaram seus países fugindo da violência em 2017.

Entre Estados

Coreia do Sul e do Norte
Início: 1950
Após conflito que envolveu EUA e China, foi assinado um cessar-fogo, mas não um acordo de paz. A tensão arrefeceu no último ano, com negociações pelo fim dos testes nucleares no Norte.

Índia e Paquistão
Início: 1948
A disputa pela Caxemira já levou a três guerras entre os países e deixou mais de 45 mil mortos. A tensão na fronteira é constante. Preocupa o fato de os dois países serem potências nucleares.

Guerra Civil

Síria
Início: 2011
A disputa entre o ditador Bashar al-Assad —apoiado por Rússia e Irã— e milícias, com suporte dos EUA, salpicadas de terroristas como o Estado Islâmico, já fez mais de 5,6 milhões de refugiados.

Iêmen
Início: 2015
A tentativa de golpe dos guerrilheiros houthis escalou para uma guerra civil que envolve a Arábia Saudita, ao lado do governo, contra o Irã, que apoia os rebeldes. A população civil enfrenta uma epidemia de fome.

Sudão do Sul
Início: 2011
Após a independência do Sul, o Sudão reivindica uma área rica em petróleo e dá início a um conflito marcado por crimes de guerra, como o sequestro de crianças para treiná-las como soldados.

Iraque
Início: 2003
Uma coalizão liderada pelos EUA invade o Iraque e depõe Saddam Hussein. Uma guerra entre xiitas e sunitas, e a aparição do Estado Islâmico, impede a paz no país até hoje.

Afeganistão
Início: 2001
Os EUA invadem o Afeganistão após os ataques de 11 de setembro. Mesmo com relativo sucesso, enfrenta forte resistência de guerrilhas islâmicas e ainda não conseguiu estabilizar o país.

Líbia
Início: 2014
Um dos conflitos surgidos na esteira da Primavera Árabe, começou com protestos contra o ditador Gaddafi. Após sua execução, em 2011, insurge uma guerra civil com disputa entre milícias e o novo governo.

Disputa Territorial

Rússia e Ucrânia
Início: 2014
Após a deposição do presidente pró-Rússia, Viktor Yanukovych, Moscou invade e anexa a Crimeia. O surgimento de grupos paramilitares nacionalistas na Ucrânia só piora a situação na fronteira no Leste.

Turquia e curdos
Início: 1984
A Turquia enfrenta os rebeldes curdos que exigem a independência do seu território. Os EUA apoiam o exército curdo no combate ao Estado Islâmico, na fronteira com o Iraque, gerando mal-estar diplomático.

Israel e Palestina
Início: 1967
Após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, que opôs países árabes a Israel, os palestinos reivindicam  territórios e a criação de um Estado. O direito sobre Jerusalém é ponto de grande conflito.

Sectária/Separatista

Al-Shabab
Início: 2002
Conhecido por um dos maiores atentados do país —300 mortos e 400 feridos em 2017—, o Al-Shabab surgiu na guerra civil da Somália, na década de 1990, e tenta instalar um governo islâmico radical no país.

Boko Haram
Início: 2011 
Praticando atentados contra a população civil e até o sequestro de crianças, o Boko Haram tenta instaurar a lei islâmica no país e tem ganhado territórios no nordeste da Nigéria.

Fonte: Global Conflict Tracker, do Conselho de Relações Internacionais dos EUA

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.