Coreia do Norte afirma que deportará americano preso tentando entrar no país

Segundo agência, homem estava detido havia um mês por cruzar fronteira ilegalmente a partir do sul

Seul | Reuters

A Coreia do Norte anunciou que vai deportar um cidadão americano detido em outubro após tentar entrar ilegalmente no país a partir da China, informou a agência de notícias estatal norte-coreana (KCNA) nesta sexta-feira (16).

Segundo a KCNA, o nome dele é Bruce Byron Lowrance e ele foi preso no dia 16 de outubro ao cruzar a fronteira.  
 

Soldado norte-coreano vigia fronteira do país com a China
Soldado norte-coreano vigia fronteira do país com a China - Wang Zhao-10.abr.2013/AFP

Um americano com o mesmo nome foi deportado da Coreia do Sul em novembro de 2017 após  ter sido encontrado perambulando perto da fronteira altamente fortificada com a Coreia do Norte, mas não há confirmações de que seja a mesma pessoa.

Um porta-voz da embaixada americana na Coreia do Sul disse à Reuters que não poderia comentar o caso por preocupações com a privacidade e também não quis confirmar se autoridades dos EUA estavam cientes da detenção do homem.

Segundo a KCNA, o homem disse aos guardas que o detiveram que entrou ilegalmente na Coreia do Norte “por estar sendo manipulado pela CIA” (agência de inteligência dos EUA).

O tratamento da Coreia do Norte a cidadãos americanos tem sido duro ao longo dos anos, e houve alguns que foram mantidos prisioneiros por longos períodos.

Em 2017, um estudante americano morreu após passar 17 meses em prisões norte-coreanas.

Em setembro de 2017, os EUA proibiram seus cidadãos de viajarem para a Coreia do Norte, com poucas exceções de trabalhadores humanitários e jornalistas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.