Odebrecht fecha acordo de colaboração com governo do Peru

País é o oitavo com o qual a companhia chega a um acordo

São Paulo | Reuters

A Odebrecht anunciou nesta sexta-feira (15) que fechou acordo de colaboração com o governo do Peru, em mais um passo para tentar se recuperar dos efeitos de um escândalo de corrupção gigante no Brasil e em vários outros países.

"A Odebrecht e o Estado peruano formalizaram nessa sexta-feira o acordo definitivo que estabelece as bases para continuidade da cooperação da empresa com a Justiça do país", afirmou a companhia em nota.

Fachada da sede da Odebrecht
Peru é o oitavo país com o qual a Odebrecht chega a um acordo - AFP

O Peru é o oitavo país com o qual a Odebrecht chega a um acordo, após ter fechado acertos similares com Brasil, Estados Unidos, Suíça, República Dominicana, Panamá, Equador e Guatemala. 

Em dezembro, a Reuters publicou, citando fontes, que a Odebrecht havia assinado acordo de colaboração com autoridades peruanas, que incluía o pagamento de uma multa milionária de reparação civil e cooperação com investigações por ter pago propina para ganhar contratos de obras de infraestrutura.

Os casos de suborno da Odebrecht no Peru abalaram a imagem dos quatro presidentes anteriores do país e da líder da oposição, Keiko Fujimori, que cumpre três anos de prisão preventiva por suposta lavagem de dinheiro.

Os presidentes Alan García, Ollanta Humala e Pedro Pablo Kuczynski também são investigados no país, enquanto Alejandro Toledo tem um pedido de extradição dos EUA.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.