Antiga cidade onde rei Davi teria vivido é localizada em Israel

Ziclague é citada em relato bíblico; rei Davi teria governado a cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jerusalém | AFP

Arqueólogos em Israel anunciaram nesta segunda-feira (8) que descobriram a localização de uma antiga cidade filisteia, citada na história bíblica do rei Davi.

A cidade de Ziclague era dominada por um rei filisteu que reinou na cidade vizinha de Gate, depois que os antigos "povos do mar" começaram a chegar à região no século 12 a.C., afirmam pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel, da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade Macquarie de Sydney, na Austrália.

Arqueólogos fazem escavações em um local considerado a cidade bíblica de Ziclague, no sul de Israel
Arqueólogos fazem escavações em um local considerado a cidade bíblica de Ziclague, no sul de Israel - Menahem Kahana/AFP

De acordo com um relato bíblico, o rei Davi reinou em Ziclague antes de ser coroado em Hebrom, após a morte de Saul.

A localização de Ziclague está no centro de uma controvérsia científica —há 12 locais considerados possíveis no sul de Israel. No entanto, até o momento não haviam sido encontrados restos suficientes de uma ocupação filisteia e judia para identificar a cidade, segundo a Autoridade de Antiguidades.

Os arqueólogos afirmam ter descoberto restos de ocupação que remontam à era filisteia, abaixo daqueles da época do reinado de Davi. Essas descobertas os levaram a acreditar que se trata de Ziclague, diz o comunicado.

Yosef Garfinkel, professor da Universidade Hebraica, recolhe objetos encontrados no local considerado a cidade bíblica de Ziklag, no sul de Israel
Yosef Garfinkel, professor da Universidade Hebraica, recolhe objetos encontrados no local considerado a cidade bíblica de Ziklag, no sul de Israel - Menahem Kahana /AFP

Os cientistas encontraram objetos típicos da civilização filisteia, bem como cerâmicas da época do rei Davi. 

Inimigos juramentados do povo judeu, os filisteus controlavam um território que hoje corresponde ao centro e ao sul de Israel e da Faixa de Gaza.

Erramos: o texto foi alterado

A grafia do nome do filho de Quis é Saul no Antigo Testamento e não Saulo, como foi originalmente publicado. Saul e Saulo, porém, são etimologicamente o mesmo nome. A informação foi corrigida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.