Assista a quatro filmes sobre regimes autoritários pelo mundo

Diana Lott, que edita a newsletter 'Lá Fora', dá dicas de longas disponíveis em streaming

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Alguns clássicos do cinema sobre ditaduras que são inescapáveis, como a "Lista de Schindler" (1993) e "O Grande Ditador" (1940) —eu diria que é alta a chance de eles ainda fazerem parte das aulas da sua professora de história do ensino médio.

Tentando fugir do óbvio, listo abaixo quatro indicações de filmes sobre regimes autoritários pelo mundo —todos estão disponíveis em plataformas de streaming. 

Inscreva-se aqui para receber a “Lá Fora”, a newsletter semanal de notícias internacionais da Folha

Adeus, Lenin! (2003)​

O ator Daniel Brühl em cena da comédia alemã "Adeus, Lênin!", de Wolfgang Becker
O ator Daniel Brühl em cena da comédia alemã "Adeus, Lênin!", de Wolfgang Becker - Divulgação

A Sra. Kerner, uma comunista ferrenha, entra em coma na Berlim Oriental antes da queda do muro. Quando acorda, seu filho faz de tudo para esconder a nova realidade da mãe. A comédia faz um ótimo retrato da geração do fim da Guerra Fria.

Claro Vídeo

 

O Último Rei Da Escócia (2006) 

Kay Amin (Kerry Washington), uma das esposas do ditador Idi Amin (Forest Whitaker, vencedor do Oscar por este longa) e o jovem médico Nicholas Garrigan (James McAvoy) em cena de "O Último Rei da Escócia"
Kay Amin (Kerry Washington), uma das esposas do ditador Idi Amin (Forest Whitaker, vencedor do Oscar por este longa) e o jovem médico Nicholas Garrigan (James McAvoy) em cena de "O Último Rei da Escócia" - Divulgação

Relata o peculiar relacionamento de Nicholas, um jovem médico idealista da Escócia, com o ditador de Uganda, Idi Amin (1971-1979), que o convida para ser seu médico particular. O filme mostra os bastidores de regimes aparentemente bem intencionados.

Google Play

 

A Onda (2009) ​

O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel), de "A Onda" - Divulgação

Para ensinar os alunos sobre autocracias, um professor cria um governo nazista em uma escola na Alemanha, mas os alunos acabam se comprometendo demais com o projeto. A verossimilhança da história funciona como uma denuncia da curta distância entre democracia e autoritarismo

Telecine Play

 

A Casa dos Espíritos (1994) 

Clara (Meryl Streep) e Esteban Trueba (Jeremy Irons) de  "A Casa dos Espíritos"
Clara (Meryl Streep) e Esteban Trueba (Jeremy Irons) de "A Casa dos Espíritos" - Divulgação

Adaptação do romance homônimo de Isabel Allende, o filme conta a trajetória da família Trueba, que se confunde com a história do Chile entre 1920 e 1989 —e com os golpes de Estado e as juntas militares que dominam a política desse período.

Claro Vídeo, HBO Go

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.